MCB promove 1ª itinerância internacional da mostra ‘Lelé: arquiteto da saúde e do bem-estar’

Exposição, ampliada em relação ao seu formato original, revela projetos arquitetônicos que buscam promover melhorias na qualidade de vida

Em parceria com o Instituto Holandês de Arquitetura (NAI) e a Universidade de Delft (Holanda), o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza a primeira itinerância internacional da exposição do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Sediado na cidade holandesa de Roterdã, o NAI abriga, até 10 de fevereiro de 2013, a exposição “Lelé: arquiteto da saúde e do bem-estar”. Para a ocasião, a curadoria da mostra, concebida por Giancarlo Latorraca (MCB) e Max Risselada (Universidade de Delf), recebeu contribuições de Jorn Konijn (NAI), com a inclusão de novas referências ao trabalho do arquiteto brasileiro, que busca a melhoria da qualidade de vida por meio da arquitetura produzida em larga escala.

A mostra possibilita apreender o apuro técnico e a grande inventividade das soluções propostas por Lelé, arquiteto seminal na implantação de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente no Brasil, com seus projetos integrados corretamente à paisagem e ao seu contexto sociocultural. 
 
Maquetes, desenhos, filmes e vídeo-animações compõem a exposição no NAI, revelando a naturalidade do arquiteto em projetar desde grandes espaços ao simples detalhe de um componente. Fotografias de hospitais, passarelas de pedestres, entre outros projetos, revelam o cuidado de Lelé na concepção de obras que possam gerar melhorias na qualidade de vida daqueles que delas se beneficiam. 
 
Sobre o NAI
O Instituto Holandês de Arquitetura (Netherlands Architecture Institute) é um dos maiores e mais ativos centro de arquitetura em todo o mundo. Sediado em Roterdã, o NAI abriga uma coleção única relacionada à arquitetura, organiza palestras e debates ligadas a esta área e seus temas correlatos, além de promover programas educacionais e exposições. A missão do Instituto é a de atrair a atenção da opinião pública para a arquitetura, assim como revelar a capacidade que esta disciplina tem de oferecer soluções para as principais questões da atualidade. Informações: www.nai.nl.
 
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 26ª edição. 
 
 
Serviço:
Exposição Lelé: arquiteto da saúde e do bem-estar 
Visitação: até 10 de fevereiro de 2013
 
Local: Instituto Holandês de Arquitetura – NAI (Netherlands Architecture Institute)
Museumpark 25, 3015 CB Roterdã – Holanda
Tel.: +31(0)10 440 12 00 
 
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 17h
Domingo e feriados das 11h às 17h