Exposição “Habitação ribeirinha na Amazônia” em Itaquaquecetuba

Um recorte da exposição “Casas do Brasil – Habitação ribeirinha na Amazônia” do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, poderá ser visitado a partir do dia 11 de dezembro, terça-feira, às 8h, na Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba.

O projeto Casas do Brasil propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país. O recorte da mostra original apresentado na Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba revela aspectos da arquitetura das habitações ribeirinhas na região de Nhamundá, município localizado a 570 km de Manaus (AM).

Com curadoria da geógrafa Sandra Lencioni e socióloga Maria Ruth Amaral de Sampaio e por meio das fotografias de Eduardo Girão serão apresentadas palafitas e casas flutuantes adotadas na região que representam as soluções do morar encontradas em função do contexto apresentado pelas condições do meio ambiente local. Em Itaquaquecetuba, serão exibidas mesas de luz com cerca de 100 fotos em pequeno formato que ressaltam a diversidade do registro realizado pelo fotógrafo.

“A habitação ribeirinha, das várzeas dos rios alagáveis, harmoniza-se com as oscilações do nível da água, com tipos predominantes de casas: as palafitas e as casas flutuantes, ambas de madeira retirada da floresta”, explica Sandra Lencioni. “Os habitantes originais dessa região, tanto quanto os que aí chegaram ao longo do tempo, tiveram não só que se integrar ao ritmo das águas, mas também adaptar-se aos diversos contextos econômicos e políticos. Seu modo de vida não é um resíduo da história, não é passado, é expressão de várias temporalidades, que remete a tempos longínquos, a heranças indígenas, coloniais e migratórias”, finaliza a geógrafa.

SERVIÇO

Casas do Brasil – Habitação ribeirinha na Amazônia

Abertura: 11 de dezembro, terça-feira, às 8h

Gratuito

Visitação: até 10 de março de 2019

Local: Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba

Av. Vereador João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia, Itaquaquecetuba – SP
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h