MCB divulga selecionados para a 2ª fase nas categorias de produto do 30º Prêmio Design

 3.mcb

 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, divulgou o resultado dos aprovados para a segunda fase nas categorias de produto da 30ª edição do Prêmio Design MCB. O mais tradicional concurso do segmento no país recebeu, entre os dias 15 de junho e 10 de agosto, 640 inscrições para as categorias de produto e trabalhos escritos, 20% a mais que a edição anterior.

Os produtos inscritos foram avaliados pela comissão julgadora coordenada por Marcelo Oliveira, coordenador do curso de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os 168 trabalhos selecionados devem ser entregues pelos participantes no MCB, junto com seu respectivo material complementar (conforme especificado no item 7 do regulamento), até o dia 23 de setembro. O endereço é avenida Brigadeiro Faria Lima 2705, Jardim Paulistano, São Paulo-SP, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (exceto feriados). Na segunda etapa de avaliação, o júri será dividido em comissões de especialistas por categoria: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis e Utensílios. Os trabalhos escritos são julgados em apenas uma fase.

A edição comemorativa de 30 anos do Prêmio Design começou com o Concurso do Cartaz. Em 2016, pela primeira vez o MCB realizou uma mostra inédita na qual os visitantes escolheram sua peça favorita em uma votação popular. O cartaz eleito pelo público será exposto junto com os selecionados pelo júri na mostra 30º Prêmio Design MCB, em cartaz a partir de 24 de novembro, que reúne os vencedores e menções honrosas em todas as categorias.

A cada nova edição, a premiação incentiva o reconhecimento do design como valor cultural do produto brasileiro, e traz uma perspectiva da produção contemporânea nacional. Para a diretora geral do Museu da Casa Brasileira, Miriam Lerner, “O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira consolida, no 30º aniversário, seu protagonismo na construção da identidade do design nacional”.
O 30º Prêmio Design MCB tem o apoio da Abedesign, ADP, Arc Design, Senac SP, Editora Lumière e Editora Zupi.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A premiação, mais tradicional do segmento no país, revela talentos e consagra profissionais e empresas.
O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz, cujo vencedor norteia a identidade visual do Prêmio, e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos.
Entre junho e agosto, o MCB recebeu criações em categorias que abrangem o design de produtos e a produção escrita em design. Em 2016, as categorias de produto são Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis e Utensílios (produtos e protótipos), além de Trabalhos escritos (publicados e não publicados).
Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos escritos. Os produtos são avaliados em duas fases, a primeira com os projetos, a segunda com as peças em si. Por fim, são escolhidos os premiados e menções honrosas.
Como resultado do Prêmio Design, o MCB realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de todas as categorias, que fica em cartaz a partir de 24 de novembro por cerca de dois meses.

Resultado disponível no site www.mcb.org.br

 

Fonte: Museu da Casa Brasileira