MCB apresenta a instalação Pulseira de Árvore, de Renata Mellão

Pulseira arvore MCB 1 1

Visitação: 8 de fevereiro a 16 de março

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe a instalação Pulseira de Árvore, criação da artista Renata Mellão. A partir de 8 de fevereiro, o público poderá conhecer a obra feita em látex, com lentes de aumento que permitem a visualização do microcosmo da superfície vegetal. De forma interativa, os visitantes podem experimentar o objeto, descobrindo detalhes inesperados.

“Quando fazia fotos de uma árvore bem de perto, fiquei admirada com o que vi através da lente e com o microcosmo que ali acontece. A surpresa é encontrar, ao invés de um foco, uma paisagem”, conta Renata Mellão. A pulseira é um grande anel colorido, desenvolvida de modo a se fixar nas árvores sem causar danos. Seus terminais de borracha agem sob pressão e se adéquam a caules de diferentes larguras.

“Pulseira de Árvore” já passou pelo Parque do Ibirapuera e fica em cartaz no MCB até 16 de março. No sábado, 22 de fevereiro, o núcleo educativo do museu realiza a oficina Uma Tarde no Museu, inspirada na instalação de Renata Mellão. Na atividade, voltada às famílias e ao público em geral, os participantes receberão lupas para investigar as árvores no jardim do museu. Em seguida, por meio da combinação palavras e imagens em versão especial do jogo Sudoku, o público participa de uma reflexão sobre o crescimento das cidades e a preservação da natureza. Com vagas limitadas e sem limite de idade, os interessados devem agendar sua participação pelo telefone (11) 3032 2499 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.

Jardim do MCB – Área verde de mais de 6 mil m2, o jardim do MCB reúne cerca de 200 espécies, entre plantas e árvores nativas e exóticas. Em 2014, muitas atrações especiais acontecem nesse espaço do museu, como o ciclo de instalações de balanços promovido em parceria com o BOOMSPDESIGN, em cartaz atualmente com o Balanço Trama, de Renata Moura (visitação até 10 de abril). Em março, a exposição “Experimentando Espaços”, com curadoria de Agnaldo Farias, ocupará o jardim com obras de artistas como Carmela Gross, Genilson Soares, Georgia Kyriakakis e Rodrigo Bueno.

Sobre Renata Mellão
Com mestrado em semiótica, Renata Mellão começou suas experiências artísticas em 1983 com o projeto “Tulipas I” (plantação de flores de plástico na marginal do rio Pinheiros) e “Tulipas II” (colocação de flores de plástico em dunas de Fortaleza por ocasião da 1ª mostra de Esculturas Efêmeras). A partir de então, trabalhou com materiais diversos como ferragens de demolição, plástico, instalações cromáticas, vidro, argamassa pigmentada, madeira e metal, relacionando conceitos de sustentabilidade a questões inerentes à sociedade contemporânea. Renata Mellão é diretora geral de A CASA – museu do objeto brasileiro, instituição que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento da produção artesanal e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro bem como promovendo sua produção cultural.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dedica-se às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

SERVIÇO:
Instalação Pulseira de Árvore, de Renata Mellão
Visitação: 8 de fevereiro a 16 de março

Uma Tarde no Museu – “Pulseira de Árvore”
22 de fevereiro, sábado às 14h30 – Gratuito
Vagas: 25 (sem limite de idade)
Agendamento: (11) 3032 2499 – agendamento@mcb.org.br

Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel. 3032-3727

Ingresso: R$ 4 / Meia-entrada – R$ 2
Domingos e feriados – Gratuito
Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: 3032-2564 – agendamento@mcb.org.br

Fonte: Museu da Casa Brasileira