MASP – Supervisor(a) de conservação

Descrição do cargo: Planejamento, gestão e execução dos projetos de restauro, tratamento e conservação preventiva das obras do acervo do MASP e comodatos. Planejamento e gestão das análises e estudos das obras. Participação na definição e monitoramento das condições de climatização do museu, gestão de riscos do acervo e orientação em conservação preventiva para os agentes responsáveis pelas exposições temporárias do museu. Prospecção, desenvolvimento e gestão de parcerias nacionais e internacionais na área de Conservação.

Descrição das Atividades: Conservação preventiva: indicar os requisitos de conservação preventiva, monitorar a climatização e iluminação adequadas às obras; orientar demais equipes para manutenção das condições, manuseio e acondicionamento ideais. Conservação e Restauração: identificar e mapear danos e alterações nas obras; definição das análises científicas necessárias e interpretação dos resultados; realizar intervenções pontuais e/ou completas estruturais e/ou estéticas de conservação e restauro nas obras; identificar e definir prioridades de restauro e intervenções; elaboração de dossiês/ relatórios completos de estudo e tratamento. Projetos em parceria com terceiros: estabelecer parcerias institucionais e científicas; indicar profissionais aptos e com o perfil adequado para cada tipo de obra; redigir pré-projetos;  administrar e monitorar os tratamentos em andamento e direcionar o tipo de tratamento mais adequado; garantir um nível exemplar na execução dos restauros das obras do acervo, incluindo-se aqueles executados por equipes terceirizadas.
Exposições temporárias: acolher os couriers de outras instituições; orientar as equipes do museu em relação ao manuseio, formas de exposição e condições de climatização, incluindo os índices de luz, de forma que as obras não apresentem alterações durante o período de exposição; oferecer auxílio técnico para resolução de ocorrências. Empréstimos: avaliação do estado das obras solicitadas; elaboração de pareceres e indicação das condições adequadas e necessidades das obras para o empréstimo; elaboração de laudos e condition reports das obras; orientar quanto ao tipo de embalagem e exibição mais adequadas; acompanhamento como courier.

Requisitos: Pós-graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis com especialização em restauração de pinturas. Experiência de 03 a 07 anos, preferencialmente em museus.

Desejável: Conservação de bens culturais móveis em museus: avançado; restauração de pinturas de cavalete: avançado; conservação preventiva (acondicionamento, embalagem, trânsito, gestão de riscos, climatização, controle de pragas): avançado; conservação e restauro de arte europeia: intermediário; conservação e restauro de arte moderna e contemporânea: intermediário.
Conhecimento em técnicas de emolduramento e montagem de obras em vitrines climatizadas, molduras especiais etc: intermediário/avançado; análises científicas em conservação (conhecimento e interpretação): avançado. História da Arte: intermediário; História da Arte Técnica: intermediário; Segurança em museus: básico, execução e conferência de laudos: avançado. Concepção e elaboração de projetos: avançado; Photoshop, Word e Excel, PPT: avançado; Photoshop, InDesign: intermediário e inglês fluente.
Outras línguas: desejável. 

Posição PJ – Contrato com previsão de 1 ano

Horário: Dedicação de 40h semanais, em regime híbrido de trabalho.

Benefícios: Cartão Amigo MASP individual anual; cartão ICOM (Comitê Internacional dos Museus): empréstimo de cartão do MASP para uso em viagens.

Caso tenha o perfil e formação necessários para a posição, e interesse em participar do processo seletivo, preencha o formulário de candidatura clicando aqui até o dia 04.03.2022. (PRORROGADO PARA 31.05.2022)