MASP oferece curso “Clássico e romântico: releituras sobre arte no século 19”

O MASP oferece, a partir do dia 19 de abril, das 15h às 17h, o curso “Clássico e romântico: releituras sobre arte no século 19”. Serão, ao todo, oito encontros, totalizando 16 horas, com término em 07 de junho. As inscrições devem ser feitas AQUI.

O objetivo do curso é estudar as manifestações artísticas que ocorreram no mundo ocidental ao longo do século 19. As aulas serão estruturadas em torno da oposição dos conceitos de clássico e romântico, de modo a entender a produção artística que começa no período da Revolução Francesa e vai até o nascimento da arte moderna.

Também serão estudadas as carreiras de mulheres artistas no decorrer dos movimentos, bem como as manifestações ocorridas na América Latina no período. Entre os artistas estudados estarão Jacques-Louis David, Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, Eugène Delacroix, Rosa Bonheur, Francisco Goya, Juan Manuel Blanes, Marie Bashkirtseff e Édouard Manet.

A coordenação é de Felipe Martinez, doutorando em história da arte pela UNICAMP, e atuante como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Ele defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também atuou como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, colabora com a revista seLecT, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Fonte: MASP