MASP – Conservador(a) Restaurador(a)

Descrição do cargo: Execução dos projetos de restauro, tratamento e conservação preventiva das obras do acervo MASP e comodatos, sob supervisão. Acompanhamento das análises e estudos das obras. Participação na definição e monitoramento das condições de climatização do museu, gestão de riscos do acervo e orientação em conservação preventiva para as equipes do museu. Supervisão da manipulação das obras durante movimentações, (des)embalagem, transporte, (des)montagem e acondicionamento das obras do acervo e comodatos.

Atividades: Conservação preventiva: avaliação contínua dos materiais e tipos de acondicionamento utilizados nas reservas técnicas; participação nas decisões sobre montagens, materiais, protocolos, soluções relativas a conservação das obras do acervo; monitoramento da climatização e iluminação adequadas às obras; orientação das demais equipes para manutenção das condições, manuseio e acondicionamento ideais; elaboração de laudos e pareceres.

Conservação e Restauração: identificar e mapear danos e alterações nas obras; sugerir análises científicas necessárias e interpretar resultados; realizar intervenções pontuais e/ou completas estruturais e/ou estéticas de conservação e restauro nas obras sob supervisão; identificar necessidades de restauro e intervenções; elaboração de dossiês/ relatórios completos de estudo e tratamento.

Projetos em parceria com terceiros: colaborar com os projetos da área envolvendo parcerias institucionais e científicas; assistência aos conservadores, restauradores externos durante trabalhos realizados para o museu.

Exposições temporárias: acolher os couriers de outras instituições; orientar as equipes do museu em relação ao manuseio, formas de exposição e condições de climatização, incluindo os índices de luz, de forma que as obras não apresentem alterações durante o período de exposição; oferecer auxílio técnico para resolução de ocorrências, sob supervisão.

Empréstimos: avaliação do estado das obras solicitadas; elaboração de pareceres e indicação das condições adequadas e necessidades das obras para o empréstimo; elaboração de laudos e condition reports das obras; orientar quanto ao tipo de embalagem e exibição mais adequadas; acompanhamento como courier.

Requisitos: Graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis com especialização em restauração de pinturas. Experiência de 2 a 5 anos, preferencialmente em museus.

Desejável: Conservação de bens culturais móveis em museus: avançado; restauração de pinturas de cavalete: avançado; conservação preventiva: intermediário/avançado; conservação e restauro de arte europeia antiga: básico; conservação e restauro de arte moderna e contemporânea: intermediário/ avançado; conhecimento em técnicas de emolduramento e montagem de obras em vitrines climatizadas, molduras especiais etc: básico/ intermediário; análises científicas em conservação (conhecimento e interpretação): básico/ intermediário; história da Arte: básico; história da Arte Técnica: básico; segurança em museus: básico;
Execução de laudos: avançado; Photoshop, Word e Excel, PPT: avançado; Photoshop, Ilustrator: intermediário; Inglês fluente. Outras línguas: desejável.

Modalidade: PJ – Contrato por prazo determinado (de 1° maio de 2022 à 31 de março de 2023)

Horário: Dedicação de 40h semanais
Benefícios: Cartão Amigo MASP individual anual; cartão ICOM (Comitê Internacional dos Museus): empréstimo de cartão do MASP para uso em viagens.

Caso tenha o perfil e formação necessários para a posição, e interesse em participar do processo seletivo, preencha o formulário de candidatura clicando aqui até o dia 14.04.2022.