MASP – Assistente curatorial de mediação e programas públicos

Descrição do cargo: Conceber, elaborar e acompanhar programas públicos, a interlocução, aproximação e a formação do público em relação às exposições e atividades promovidas pelo museu, com especial enfoque na pesquisa e programação de práticas de experimentação artística, de ações pedagógicas, e de mediação do acervo.  Mediar direta e indiretamente a relação do público com o museu, pesquisando possíveis nomes para ministrar as atividades oferecidas. Conduzir as tratativas e acompanhar a execução dos programas. Pesquisar temas e abordagens pedagógicas para mediar a relação do público com o acervo e as exposições. Cumprir metas de públicos atendidos pelos programas, respondendo aos instrumentais qualitativos e relatórios anuais.

Descrição das Atividades:
– Mediação: Atender as visitas mediadas de grupos organizados pelo setor de relações institucionais e outros setores que porventura solicitem, bem como organizar e executar o programa regular de mediação direta do acervo exposto (hoje nomeado Diálogos no Acervo).

– Programação: Fazer o levantamento de possíveis nomes de ministrantes para atender a programação regular de palestras, visando apresentar à diretoria artística para aprovação e posterior envio dos convites.

– Pesquisa: Pesquisar os temas e hipóteses propostas nas mediações do acervo e das exposições, atualizando-se com os temas da história da arte pertinentes ao acervo, da arte contemporânea, e atualidades sócio políticas;

Além de manter-se atualizado com o cenário artístico e cultural da cidade e do entorno e dos temas e proposições das instituições culturais locais, visando propiciar qualidade aos programas executados.

– Tratativa: Realizar as negociações com os possíveis ministrantes dos programas públicos a partir do orçamento pré aprovado com o apoio do setor de produção, no que cerne a cachê, materiais e necessidades técnicas para a execução de tais atividades.

– Execução: Acompanhamento de visitas técnicas dos proponentes aos espaços onde serão ministradas as atividades, levantamento de informações e material gráfico para elaboração de material de divulgação, em relação com o setor de comunicação, levantamento de listas de materiais para orçamento e compra pelo setor financeiro, elaboração de check list para informar os setores da unidade envolvidos com a execução das atividades, acompanhar a atividade em si visando dar suporte aos ministrantes, colaboradores e público.

– Formação: Elaborar e executar propostas de formação de colaboradores do MASP, com atividades internas e externas, visando capacitá-los. Acompanhamento dos agendamentos online realizados por escolas e grupos específicos. 

Requisitos: Formação superior completa e/ou pós-graduação em Artes Visuais, crítica e curadoria e/ou Ciências Humanas e experiência de três anos ou mais em museus e outras instituições culturais;

Desejável: Conhecimentos em artes visuais, história e crítica da arte; conhecimento avançado de inglês (outros idiomas são desejáveis); domínio do pacote office; conhecimento e contato com agentes do sistema de arte e cultura; conhecimento de arte moderna e contemporânea, com atenção para as recentes aquisições do acervo do MASP ou para a produção de artistas mulheres, negros e indígenas; bom domínio da norma culta do português; experiência em pesquisa e programação de projetos e ações culturais e interesse em curadoria.

Benefícios: Cartão Amigo MASP individual anual; Cartão ICOM (Comitê Internacional dos Museus): empréstimo de cartão do MASP para uso em viagens.

Posição PJ – Contrato com previsão de 1 ano

Horário: Dedicação de 40h semanais, em regime híbrido de trabalho.


Caso tenha o perfil e formação necessários para a posição, e interesse em participar do processo seletivo, preencha o formulário de candidatura clicando aqui até o dia 04.02.2022.