MAS Digital incorpora mais ações para interação e aproximação com o público

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), que é bastante presente nos diversos meios digitais como site, Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Issuu, Spotify, Linkedln, aprimora sua participação e contato com o público com uma programação pensada para se fazer presente, mesmo fisicamente distante.

São atividades pensadas com cuidado para apresentar todas as ações e conteúdo do museu de forma a se somar à já repleta, senão completa, agenda de compromissos digitais da população.

O Departamento de Cursos Livres do museu (#MAScursos) trabalha em vários canais: às quartas-feiras, às 17h30, assume a Live do MAS/SP no Instagram com a participação dos professores. Às sextas-feiras, acontece o “Conversas MAS” no canal do museu no YouTube, com duração de 30min. Na ocasião, os professores conversam sobre arte, cultura e história.

Semanalmente, o Setor Educativo (#MASeducativo) disponibiliza, no site do museu, uma série de jogos e atividades on-line. “Quebra-cabeças”: uma série de jogos de quebra-cabeça virtual com fotos do edifício e das obras do acervo. A brincadeira é para todas as idades e tem diferentes níveis de dificuldade. “Monte a sua Mancala”: a mancala é um dos jogos mais antigos do mundo, jogado desde o período Neolítico e muito popular entre os africanos. Jogo de raciocínio matemático, boa opção para o momento atual também pela facilidade de utilizar um tabuleiro artesanal de fácil confecção. “Desenhança em Casa”: tradicional atividade dos espaços e jardins do MAS agora migrou para casa das pessoas – o público é chamado a desenhar o que vê através da sua janela e compartilhar nas redes sociais com a #DesenhançaemCasa. Os desenhos serão postados em um grande mural virtual.

Complementando a agenda, acontecem:

#MASemCasa | #ObradaSemana – Postagens diárias nas redes sociais Instagram e Facebook, apresentando o acervo do museu e suas relações com a história, contextualizando as peças no universo iconográfico da arte de uma forma acessível.

#Relembrar – às quintas-feiras, o #TBT do MAS/SP é o projeto #Relembrar, no site do museu, que rememora exposições ocorridas de forma virtual com catálogo, fotos das obras e do vernissage. São disponibilizados ao público a exposição virtual e o catálogo da mostra selecionada.

#YógaFácil – domingo, às 10h, no site e no canal do YouTube do MAS/SP. A partir de imagens registradas no jardim do museu, a prof. Bruna Gimenez ministra aulas para todos os públicos, sem necessidade de conhecimento e/ou experiência prévia, visando a promover e ampliar a sensação de bem-estar e vida saudável.

Catálogos e Revistas Online – ISSUU- Publicação de cerca de 20 catálogos de exposições disponíveis online e acesso gratuito, incluindo as edições da Piratininga – Revista do Museu de Artes Sacra de São Paulo. (issuu.com/museudeartesacra).

Muito Prazer – Museu de Arte Sacra – o documentário dirigido por Ricardo van Steen, está disponível no canal de YouTube do museu contando um pouco da história da instituição através do olhar de seus amigos.

Agenda LIVE | Instagram – às 17h30 (disponíveis posteriormente no IGTV). Segundas-feiras: sobre o museu, seu espaço, peças de acervo, métodos de conservação, curiosidades, ações educativas e outras; Quartas-feiras: com professores do Depto. de Cursos Livres e Quintas-feiras: #aovivodoMAS, comandado pela artista-plástica Elisa Stecca, que recebe amigos e convidados do museu em uma “happy hour” sobre temas ligados à arte, cultura e bem viver.

As agendas com os participantes das lives são divulgadas semanalmente nas redes do MAS/SP.

SERVIÇO

MAS Digital

Site: www.museuartesacra.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/museuartesacra/

Facebook: https://www.facebook.com/MuseuArteSacra

Twitter: https://twitter.com/MuseuArteSacra

YouTube: https://www.youtube.com/MuseuArteSacra

ISSUU: https://issuu.com/museudeartesacra