Maquetes de edifícios históricos são expostas em Piracicaba

Alunos, professoras e monitores da disciplina de Arquitetura no Brasil da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas participam da “Exposição de Maquetes de Edifícios Históricos – Piracicaba nos séculos XIX-XX”. A mostra fica em cartaz de 29 de janeiro a 9 de março no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

A mostra é organizada pelas professoras Renata Baesso Pereira e Ivone Salgado, juntamente com os monitores Ana Beatris Fernandes Menegaldo, Bruna Merotti, Lara Duarte, Marcela Cardinalli, Fernanda Farche e Renan Treft. A exposição conta ainda com parceria do arquiteto Marcelo Cachioni, responsável pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Piracicaba, órgão ligado ao IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

Na mostra o público poderá vivenciar aspectos relacionados à temática de enfoque da disciplina que contempla o estudo da história da Arquitetura no Brasil entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX. Dentro do quadro de ensino da disciplina, no contexto da cidade de Piracicaba são estudados os programas e linguagens artísticas desenvolvidas na arquitetura religiosa e civil urbana, estudando exemplares construídos na cidade durante o Império e a Primeira República, com destaque para as técnicas construtivas e as edificações representativas do período. Como parte dos trabalhos, os alunos desenvolvem o estudo de edifícios deste período que ao final dão forma às maquetes, objeto foco da exposição.

A elaboração de maquetes contribui para o ensino da história da arquitetura brasileira, permitindo aos alunos uma melhor compreensão espacial dos edifícios. As pesquisas sobre a história dos edifícios também fomentam a reflexão crítica sobre os contextos sociais e culturais nos quais estes se inserem, além de promover a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural edificado.

Fonte: Museu Prudente de Moraes