MAM faz exposição em parceria com complexo de artes francês

Instalação de Tony Oursler em museu no Japão: no Brasil, rostos darão vida a árvores do Ibirapuera

O MAM (Museu de Arte de São Paulo) inaugurou a exposição Circuitos Cruzados: O Centre Pompidou encontra o MAM, que traz cinco videoinstalações históricas da coleção do Centre Pompidou, famoso complexo de artes parisiense, onde há, desde 1977, museu, biblioteca e teatros. A mostra vai até o dia 31 de março.

“(A mostra) consiste numa escolha precisa de obras dos anos 1960-70 nas quais o dispositivo, o vídeo, a imagem em movimento, o som no espaço e o circuito fechado são utilizados por artistas minimalistas e conceituais”, define Christine Van Assche, curadora do acervo de nova mídias do instituto francês. “Estas obras estabelecem relações com trabalhos contemporâneos da coleção do MAM, que datam dos anos 1970 até hoje, mesclando todas as áreas e suportes.”
 
Serão cinco videoinstalações do acervo Pompidou, cada qual formando um núcleo de obras com as quais se relacionam na exposição. Entre elas está The American Gift, de 1975, de autoria de Vito Acconci, trazendo a problemática de encontro entre culturas e da colonização e pós-colonização. 
 
Serviço
Circuitos cruzados: o Centre Pompidou encontra o MAM 
Curadoria: Paula Alzugaray e Christine Van Assche
Abertura: 22 de janeiro de 2013 (terça-feira), a partir das 20h
Visitação: 23 de janeiro a 31 de março de 2013
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo)
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Telefone: (11) 5085-1300
Site: www.mam.com.br
Ingresso: R$ 6
Sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. Aos domingos, a entrada é franca para todo o público, durante todo o dia
 
Fonte: Terra.com
Foto: Getty Images