MAC USP realiza série de webinários para discutir o processo curatorial

Até o dia 27 de outubro, às terças-feiras, o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) realiza em seu canal no Youtube, das 14h30 às 18h, o webinário “MAC-USP – Processos curatoriais: rede São Paulo”.

A série de encontros virtuais irá discutir a questão curatorial, tendo como base o Projeto Temático FAPESP “Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento” (Projeto temático processo nº 2017/07366-1), com sede no próprio Museu, que envolve a pesquisa e preparação para a reformulação da mostra permanente de acervo, prevista para o segundo semestre de 2021.

Comumente, a curadoria é entendida como o momento de extroversão dos acervos musealizados. Os encontros visam a ampliar essa compreensão ao refletir sobre a curadoria como processo de produção de conhecimento que envolve diversos saberes. Assim, a curadoria é reconhecida como um conjunto de ações que se desenvolve em diversas etapas e abrange desde a aquisição/coleta de obras, passando pela documentação, catalogação, conservação, pesquisa, educação e extroversão por diferentes meios.

Participam das mesas pesquisadores que se utilizam de práticas curatoriais na extroversão de seus objetos de estudo, contribuindo para a reflexão sobre o ciclo curatorial e sua interação com as equipes técnicas. São representantes de uma rede de instituições na cidade de São Paulo, com a qual o Museu pretende trabalhar colaborativamente em projetos de pesquisa em processos curatoriais.

Programação

29 de setembro, 14h30
Pesquisa e curadoria de arte na USP

06 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus e Coleções da USP

13 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus de São Paulo

20 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Institutos Culturais

27 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nas Instituições de Ensino Superior

Acesse a programação completa em www.mac.usp.br

Fonte: MAC-USP