MAC USP promove palestra gratuita sobre a representação das mulheres negras no acervo do Museu

No dia 19 de novembro, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) sediará a palestra gratuita “Da representação das mulheres negras no acervo MAC USP”, das 14h às 16h.

Apesar da grande produção existente sobre a história da arte pré-colombiana, latino-americana, arte asiática e arte africana, ainda permanecem lacunas na discussão teórica sobre as artes afro-brasileiras em toda a sua pluralidade. A representação do feminino, em especial da mulher negra, na história da arte brasileira, muitas vezes impele negação e silêncio – reflexo de uma tradição que identifica o artista à figura masculina e branca.

Em uma palestra seguida de visita às exposições do MAC USP, a doutora em Artes Visuais (ECA/USP), Alecsandra Matias de Oliveira propõe uma nova leitura crítica sobre o acervo do Museu, abordando a representação do feminino, a estética afro-brasileira e a questão do protagonismo das mulheres negras no cenário das artes visuais. O evento integra a Semana da Consciência Negra organizada pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, dentro de seu programa USP Diversidade.

A palestra é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

SERVIÇO

Palestra: “Da representação das mulheres negras no acervo MAC USP”
19 de novembro, das 14 às 16 horas
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 (passarela do antigo DETRAN) – São Paulo/SP
Informações: (11) 2648.0254
Entrada e estacionamento gratuitos.

Fonte: MAC USP