MAC USP apresenta “Hugo França – Um Tronco para Exu”

No panteão da mitologia afro-baiana dos orixás, Exu exerce um papel singular: é ele quem estabelece a ponte entre deuses e mortais. Pois é justamente essa ponte, espaço de ligação entre obra e cidade, entre o dentro e o fora, que a instalação de Hugo França materializa. Aqui, o enorme tronco de madeira pequi-vinagreiro, de 4 toneladas de peso, atravessa a entrada do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e se apresenta suspenso, traduzindo-se como um símbolo potente de resiliência e força, questionando os limites da materialidade e a efemeridade da vida.

A árvore dessa espécie, que tem 1200 anos de existência e capacidade de resistir até mesmo ao fogo, adquire uma visibilidade surpreendente, pontuando o andar térreo e envidraçado do edifício modernista com a organicidade desenhada pelo desgaste da própria existência – as marcas, veios, buracos e linhas desenhadas pela passagem do tempo – são enaltecidas pelo olhar preciso e amoroso do escultor. Suas mãos empunham e ressignificam a motosserra, que no lugar de instrumento usado para destruir a natureza, é usada para salientar contornos orgânicos, estabelecer a ligação entre duas temporalidades e espacialidades muito distintas.

De um lado, está o fluxo urbano de carros e gente em trânsito constante pela avenida que desenha o fora e imprime velocidade incessante a tudo que cerca esse cenário. Do outro, a suspensão dessa efervescência e a possibilidade de silêncio e contemplação que o museu e as obras de arte que o recheiam prometem ao observador que a buscam.

De fato, com essa combinação de tempos, imagens e possibilidades espaciais, Hugo França nos oferece uma produção escultórica que revisita com consistente respeito, afeto e originalidade, uma obra que é, ao mesmo tempo, escultura, poesia e ação política. Nós, do Museu de Arte Contemporânea da USP, nos orgulhamos em poder exibir e assim, colocar em discussão, um trabalho sólido, ousado e dotado de uma simplicidade de beleza brutal e estonteante.

 

Serviço:
Hugo França – Um Tronco para Exu
08 de abril a 13 agosto de 2017

MAC USP
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo-SP, Brasil
Funcionamento: Terça das 10 às 21; Quarta a domingo das 10 às 18 horas.

Educativo: (11) 2648-0258

Entrada Gratuita

Fonte: MAC USP | Por Katia Canton – Docente e curadora do MAC USP