MAC abre exposição fotográfica “Fotos Urbanas”

31.07.2013 N5

A fotografia de rua é uma forma de fotografia documental, gênero este quase tão antigo quanto a própria mídia

O Museu de Arte Contemporânea, MAC, e a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana abre neste sábado, dia 27 de julho, na Casa de Cultura Hermann Müller, a exposição dos trabalhos desenvolvidos na oficina de fotografia “Fotos Urbanas”. A oficina foi realizada pelo MAC entre os dias 8 e 16 de julho .

“A fotografia de rua é uma forma de fotografia documental, gênero este quase tão antigo quanto a própria mídia”, disse o diretor do MAC, Paulo Santos. Segundo ele, Charles Nègre (1820-1880), em suas cenas de rua e dos mercados parisienses, fotografados de forma indiscreta e instantânea, já sintetizava as características essenciais que viriam definir este estilo fotográfico.

Somente na década de 1930 um vocabulário plenamente desenvolvido de fotografia de rua emergiu. As fotos de Henri Cartier-Bresson (1908-2004) realizadas na década de 1930 em Paris são ícones deste gênero fotográfico.

A oficina fotográfica “Fotos Urbanas”, realizada sob a coordenação do fotógrafo Paulo Baliéllo, propiciou aos participantes uma oportunidade de contato mais próximo com esta forma de linguagem fotográfica, extremamente importante e presente em nossas vidas.
Santos disse que as imagens fotográficas que compõem a exposição são de autoria dos participantes da oficina e foram realizadas com máquinas analógicas e digitais. Retratam individualmente o olhar que cada participante tem do cotidiano urbano.

Participam da exposição Aline Garcia, Carla Coelho, Carolina Tomé Órfão, Ederaldo Secomandi, Ezequiel Alves Bicudo, Fabiana Granzotti, Fabrício Alves Delfino, Fernanda Capuvilla, Fernanda Picelli Guastale, Gabriela Meira, Luís Marques Martinelli, Maria Vitória Ferreira, Marilza Leal, Mayara Gaudino Mendes, Ricardo Marcelo Bueno e Tamiris Pacanhela.

Serviço:
Exposição “Fotos Urbanas”
A mostra pode ser visitada até o dia 10 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 10h às 16h.
A Casa de Cultura Herman Müller fica à Av. Carioba, 2001, Bairro Carioba.
Informações – (19) 3408-8010

Fonte: Portal Novidade