Lins, SP, inaugura museu com acervo arqueológico indígena

 

Quase 10 mil peças estão expostas no local.
Pontas usadas nas flechas têm mais de oito mil anos.
 
Os moradores da região de Lins, SP, inauguraram no dia 4 de agosto um museu na cidade. Ele foi montado na antiga Estação Ferroviária e reúne, entre outras coisas, um acervo arqueológico indígena. A novidade é o setor onde os visitantes deixam sua própria marca na história. O reencontro com o passado começa com apresentações dos primeiros habitantes da região. A cada quatro meses o museu exibirá uma exposição diferente.
 
O acervo do local tem quase 10 mil peças. Muitas delas encontradas em regiões que concentram vestígios de antigas civilizações, conhecidos como sítios arqueológicos. Pontas usadas nas flechas têm mais de oito mil anos. Outro objeto, que era usado para armazenar alimentos foi encontrado há 150 anos.
 
Um sítio arqueológico construído para as crianças faz com que elas descubram com as próprias mãos como funciona o trabalho dos pesquisadores. Para contar a história da cidade, o museu de Lins recebeu também um acervo arqueológico do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, da Universidade de São Paulo, a USP. São objetos encontrados há quase 100 anos.
 
 
Fonte: G1 Bauru e Marília