Laranja Mecânica ganha sessão gratuita seguida por debate no #Cineciência do MIS

4.laranjamecanicamaisdebate

Clássico de Stanley Kubrick será exibido no dia 20, domingo, com entrada gratuita; após a sessão, o educador Luís Carlos Meneses analisa com o público as questões sobre violência apresentadas no longa

O projeto #Cineciência do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que mensalmente traz um filme acompanhado por debate com especialistas, apresenta em novembro o clássico Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A sessão tem entrada gratuita e acontece às 16h, no Auditório LABMIS (66 lugares).

Após a exibição, o educador e físico Luis Carlos Meneses, que atua em diversas comissões do MEC sobre questões de reformulação do ensino, debate com o público a violência na sociedade, questão central do longa. O especialista, que atuou na resistência à ditadura militar, também comentará a proibição do filme no Brasil quando lançado.

 

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, EUA, 1971, dir Stanley Kubrick) emprega imagens violentas e perturbadoras que estão relacionadas com a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma Grã-Bretanha futurista. Alex (Malcolm McDowell), o protagonista, é um sociopata carismático cujos interesses incluem música clássica (principalmente Beethoven), estupro e ultraviolência. Ele lidera uma pequena gangue de arruaceiros (Pete, Georgie e Dim) a quem ele chama de drugues (da palavra russa друг para “amigo”, “camarada”). O filme narra os terríveis crimes de sua gangue, sua captura e a tentativa de reabilitação através do controverso condicionamento psicológico. Alex narra o filme em Nadsat, gírias adolescentes compostas por corruptelas de idiomas eslavos (principalmente russo), inglês e cockney.

 

Debatedor: Luis Carlos Meneses

Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie MellonUniversity -1971), Doutor em Física (Universitat Regensburg -1974), Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. É membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica e membro da equipe da UNESCO do Projeto de Currículos Integrados para o Ensino Médio.

Mediador: José Luiz Goldfarb (coordenador da #REDEMIS e professor PUC-SP)

 

Serviço:
#Cineciência | Novembro
Data: 20 de novembro de 2016 – domingo
Horário: 16h
Local: Auditório LABMIS (66 lugares)
Ingresso: gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS – sujeito a lotação da sala)
 
Museu da Imagem e do Som | MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 2117-4777
 
Fonte: Assessoria de imprensa | SEC
Imagem: divulgação | Museu da Imagem e do Som de São Paulo