Lançamento do documentário “7 Visões da Paisagem” e debate com paisagistas são atrações da vista noturna de 6/11 no MCB

7 Visões da Paisagem

Desde o início de 2012, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, oferece gratuidade em quartas-feiras das 18h às 22h. A ação visa ampliar o acesso do público em horários alternativos, tendo contribuído para o crescimento do número de visitantes do MCB para patamares próximos aos de 100 mil pessoas anualmente. As próximas datas de abertura em horário estendido são 6 e 27 de novembro.

No dia 6 às 20h, acontecerá o lançamento do documentário 7 Visões da Paisagem, de Elizabeth Rocha Salgado, que reflete sobre a profissão dos arquitetos-paisagistas no Brasil em depoimentos de Rosa Grena Kliass, Benedito Abbud, Maria Cecilia Barbieri Gorski, Gilberto Elkis, Luciano Fiaschi, Marcelo Novaes e Cláudia Souza Ramos. Após a exibição do filme, com duração de cerca de 15 minutos, haverá debate com a presença de alguns de seus protagonistas.

Ainda na primeira data, os visitantes terão acesso à exposição “Modos de Habitar”, programação do MCB para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, que fica em cartaz até o dia 10 de novembro. Estão reunidos no museu projetos dos arquitetos Eduardo Longo (Casa Bola) e Ryue Nishizawa (Casa Moriyama), além de mostras sobre a comunidade indígena Emanuel Guarani Kaiowá e os programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Paulista”.

Já no dia 27, o público poderá conferir a exposição do 27º Prêmio Design MCB. Com abertura no dia 26, data da cerimônia em homenagem aos participantes, a mostra apresenta um recorte representativo da produção contemporânea nacional. Às 19h do dia 27 haverá visita especial à exposição com os coordenadores do júri desta edição: Ivens Fontoura (produtos), Marcos Braga (trabalhos teóricos) e Elaine Ramos (cartaz). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3032.3727 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.

Em ambas as datas (6 e 27 de novembro), estarão em cartaz as mostras de longa duração “Coleção MCB”, com móveis e utensílios da casa brasileira dos séculos 17 ao 21, e “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”, que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Em 2012, mais de 1.800 pessoas estiveram no MCB no horário estendido e puderam acompanhar exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, além de atrações diversas como lançamentos de livros, visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, entre outras programações especialmente elaboradas para as visitas noturnas.

Em todas as visitas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3032-2499 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora em 2013 sua 27ª edição.

SERVIÇO:

Visitas Noturnas 2013
Data: 6 e 27 de novembro
Horário: das 18 às 22h – Gratuito

Lançamento do documentário 7 visões da paisagem
Debate com paisagistas
6 de novembro às 20h – Gratuito

Visita especial à mostra 27º Prêmio Design MCB
Com Ivens Fontoura, Marcos Braga e Elaine Ramos
27 de novembro às 19h – Gratuito
Inscrições: (11) 3032.3727 ou agendamento@mcb.org.br