LABVERDE: Programa de Imersão Artística na Amazônia

LABVERDE é uma experiência inesquecível e profunda na Floresta Amazônica voltada para artistas de todo o mundo.  

 

Criado pela Manifesta Arte e Cultura em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), LABVERDE é um programa voltado para criadores que desejam compreender e refletir sobre a natureza e a paisagem. Uma vivência intensiva, na área natural mais importante do planeta, para estreitar as relações entre a ciência, a arte e o meio ambiente.

A jornada começa com uma viagem de barco a partir de Manaus e se aprofunda na Floresta com a vivência em uma Reserva Ecológica no coração da Amazônia. A imersão permitirá com que um grupo seleto de artistas explorem diferentes escalas e perspectivas da Amazônia, com a medicação de especialistas na área de artes, humanidades, biologia, ecologia e ciências naturais.

Dez dias de formação intensiva com palestras, oficinas, expedições e seminários para estimular a criatividade a partir do convívio com a natureza.

Dentre os temas abordados, serão aprofundados a representação da paisagem, a apropriação da natureza pelas artes, as soluções sustentáveis para a economia, os sons da natureza, as plantas alimentícias não convencionais, mudança climática e os impactos ambientais, entre outros.

Esperamos que a formação em rede e o processo imersivo sirvam como base para a criação de conteúdos inovadores no campo da cultura. Com a participação no programa, os artistas serão capacitados a desenvolver seus discursos criativos, identificar problemas e soluções ambientais e refletir sobre o papel das artes na promoção do equilíbrio ecológico. 

 

O que é o programa LABVERDE?

LABVERDE é uma imersão artística, com duração de dez dias, na Floresta Amazônica para estreitar a relação entre a natureza, a arte e a ciência.

 

Onde será realizado?

A jornada acontecerá em dois locais: Reserva  Florestal Adolpho Ducke e Estação Flutuante, nas proximidades da cidade de Manaus.

 

Quem pode participar?

Artistas visuais, curadores, arquitetos, músicos, escritores, dançarinos e outros atores da cultura.

 

Como faço para participar?

Candidatos devem preencher o formulário de inscrição, disponível para download no site www.labverde.come enviar a seguinte documentação para o endereço info.labverde@gmail.com:

  • CV resumido de 250 palavras
  • Pré-projeto da ideia criativa de 500 palavras
  • Portfólio de 5 a 10 imagens

 

Qual a data limite para as inscrições?

As inscrições vão até 31 de janeiro de 2017.

 

Qual o valor do programa e o que está incluso?

O programa custa US 2900 e inclui alojamento, alimentação e traslados.

 

Se eu não posso pagar tem como participar?  

LABVERDE selecionará três artistas para participar do programa isentos do valor de custo. Para tentar o subsídio, inclua na documentação de inscrição uma carta de motivação. Artistas provenientes de países em desenvolvimento e com trabalhos de intersecção arte/natureza serão priorizados.

 

Quem são os organizadores?

O programa foi desenvolvido em colaboração entre Manifesta Arte e Cultura
e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).

 

Manifesta Arte e Cultura: é uma produtora cultural interessada nas novas formas de criar e disseminar conhecimento sobre a Amazônia e o meio ambiente. Voltada para fomentar conteúdos que estimulem uma relação consciente entre o homem e a natureza, Manifesta explora os limites das artes por meio de experiências locais, conhecimentos transdisciplinares e diferentes perspectivas culturais.

 

INPA: Referência mundial em biologia tropical, desenvolve pesquisas, levantamentos e inventários sobre fauna e flora e investiga o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

 6.labverde

 

Mais informações:

Email: info.labverde@gmail.com

Telefone (Brasil): +55 (92) 99988-1301

www.labverde.com

 

Fonte: Labverde