As Jornadas Abertas do Patrimonio Cultural. Espaços da Memória ocorrem mensalmente na Vila de Paranapiacaba, atualmente contemplada com recursos do PAC Cidades Históricas por meio do MinC | Iphan, bem como candidata a patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
As Jornadas integram o Projeto Plataforma Paranapiacaba: Memória e Experimentação cujo foco centra-se na realização de práticas culturais e colaborativas envolvendo as dimensões do território e patrimônio cultural local como formas de articulação da memória coletiva e novas possibilidades de abordagem no âmbito da Educação Patrimonial.
O próximo encontro ocorrerá no dia 28/04, terça-feira, na Vila de Paranapiacaba, Clube União Lira Serrano, com discussões acerca do território, museu a céu aberto e patrimônio cultural, envolvendo, ainda, os caminhos indígenas e a presença de dois Caciques Guaranis, no período da manhã. Percursos multisensoriais e experimentações implicando práticas de deslocamento e observação do território, estão previstas no período da tarde.
Entre os convidados desta próxima Jornada, destacamos a presença de Julio Abe Wakahara, arquiteto e museólogo, com extensa produção no campo da preservação do patrimônio cultural e processos museais, assim como do Cacique Tukumbó Dyeguaká | Robson Miguel | Cacique e Historiador Indígena do IHGSP – Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Violonista, bem como o Cacique Karai Werá | Carlos Aparecido de Camargo.
Programação gratuita e aberta aos interessados.
Informações: Gerência de Turismo. (11) 44391316.
Contatos: turismoparanapiacaba@santoandresp.gov.br