Instituto Nacional de Museus: nota sobre a realização do 8º Fórum Nacional de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) compartilha as tratativas para viabilizar a 8ª edição do Fórum Nacional de Museus, encontro de incondicional prioridade para a instituição, pois é a oportunidade de promover o intercâmbio científico, acadêmico e cultural, bem como avaliar as políticas públicas para o setor.

O Ibram vem envidando esforços para a realização do Fórum, que culminou no reconhecimento e na aprovação dos recursos pelo Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cidadania, neste mês de setembro.

Entretanto, sendo um evento de grande porte, não há tempo tecnicamente viável para a realização do 8º FNM ainda neste ano de 2019, o que impeliu o Ibram a decidir pela prorrogação de sua data para o primeiro semestre de 2020.

Além da mudança de data, o Instituto informa que o 8º FNM ocorrerá na cidade de Brasília em função de questões operacionais e orçamentárias.

Assim, com a realização do 8º FNM, prevalece o compromisso do Instituto em manter a relação dialógica democrática e essencial junto ao campo museal brasileiro, propiciando um ambiente de debate e reflexão sobre o papel da museologia contemporânea e suas interfaces com as políticas públicas voltadas para o setor.

Em comunicado, o Ibram agradece ainda a Secretaria de Estado da Cultura do Ceará pelo acolhimento, empenho e compreensão.