Instituto Figueiredo Ferraz lança livro e exposição de seu acervo e mostra em homenagem aos 40 anos da Galeria Luísa Strina

Um dos principais centros culturais do interior de São Paulo, o Instituto Figueiredo Ferraz, de Ribeirão Preto, criado e mantido pelo casal de colecionadores Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, lança em março duas exposições e um livro sobre o acervo da instituição que abriga mais de 1.000 obras da coleção do casal e, desde sua criação, em outubro de 2011, já recebeu mais de 11 mil visitantes nas mostras, cursos e projetos educativos que promove na região.

Exposições

No dia 15 de março será aberta a exposição Momento Contemporâneo, com curadoria de Paulo Venâncio, com cerca de 100 obras da mesma coleção de artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros. Entre os artistas brasileiros cujas obras foram selecionadas estão Amilcar de Castro, Carlos Fajardo, Iole de Freitas, Leda Catunda, Marcius Galan, Marcelo Cidade, Paulo Pasta, Nuno Ramos, Nelson Felix e Tatiana Blass. Entre os estrangeiros destacam-se Francesca Woodman, Tatiana Trouvé, Max Boll, Frank Thiel, Pedro Cabrita Reis e outros.

A exposição dá prosseguimento ao projeto do Instituto de levar ao público diferentes olhares e recortes da coleção de Dulce e João Carlos, ideia que teve seu embrião em 2011 na mostra O Espírito de uma Época, com curadoria de Stella Teixeira de Barros, no MAM de São Paulo. Assim, uma década mais tarde, já no Instituto, foi a vez do curador Cauê Alves apresentar Além da Forma:plano, matérias, espaço e tempo, com sua visão sobre a produção de jovens artistas brasileiros, a partir de um conjunto de 173 obras pertencentes ao acervo.

Na mesma data, 15 de março, será lançada também a exposição Galeria Luísa Strina na Coleção Figueiredo Ferraz, comemorando os 40 anos da galeria pioneira na divulgação da arte contemporânea brasileira e estrangeira, responsável pela vinda ao Brasil de obras de artistas como Roy Lichstenstein e Andy Warhol. O evento contará com a participação da galerista Luísa Strina.

Com curadoria de Fernando Oliva, a exposição Galeria Luísa Strina na Coleção Figueiredo Ferraz comemora também os 30 anos de parceria entre a galerista e os colecionadores e apresentará obras de artistas que compõem a coleção de Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz em parceria com a homenageada. Entre os artistas destacados estão nomes como Edgar de Souza, Emmanuel Nassar, Leda Catunda, Marcius Galan e Regina Silveira que mostram um conjunto de obras marcado pela diversidade, capaz de refletir sobre os diferentes caminhos da arte contemporânea brasileira, sobretudo a partir da década de 1980.

Livro

Durante a abertura das exposições será lançado o livro Instituto Figueiredo Ferraz, baseado no acervo da instituição, com textos do secretário de cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo, da historiadora e crítica de arte Aracy Amaral, que foi diretora da Pinacoteca e do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, que escreverá sobre colecionismo no Brasil e do fundador do Instituto, João Carlos de Figueiredo Ferraz sobre sua coleção de mais de 1.000 obras, parcerias com galeristas e artistas e de como a arte contemporânea passou a fazer parte de sua vida a partir dos anos 1980, quando tem início sua parceria com Luísa Strina.

SP Arte

O livro terá também um lançamento no dia 3 de abril (quinta-feira) no Lounge Iguatemi/Oi, das 19h às 22h, durante a 10° edição da SP, que acontece entre os dias 3 e 6 de abril no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera.

Serviço:
Exposição Momento Contemporâneo
Data: a partir de 15 de março
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (Rua Maestro Ignácio Stabile, 200 – subsetor sul 1, Ribeirão Preto-SP)
Horário: a partir das 15h
Informações: (16) 3623-2261

A Galeria Luísa Strina na Coleção Figueiredo Ferraz
Data: a partir de 15 de março
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (Rua Maestro Ignácio Stabile, 200 – subsetor sul 1, Ribeirão Preto-SP)
Horário: a partir das 15h
Informações: (16) 3623-2261

SP Arte
Data: 3 a 6 de abril
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera
Informações: www.sp-arte.com

Fonte: Instituto Figueiredo Ferraz