Instituto de Estudos Brasileiros da USP realiza webinário Arquivos de mulheres: Memórias e representatividade

Na terça-feira, dia 24 de novembro, das 14h às 16h, será realizado o Iebinário “Arquivos de mulheres: memória e representatividade”. A transmissão será no Facebook do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB, USP).

O webinar é fruto de uma parceria entre pesquisadoras e pesquisadores do IEB da USP e do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas interessados em discutir a presença feminina nas instituições arquivísticas.

Durante o evento, Karoliny Borges, bolsista do Projeto JP Waldisa Rússio e Mestranda do PPG em Culturas e Identidades Brasileiras IEB-USP, fará uma apresentação sobre o projeto, liderado por pela coordenadora, doutora Viviane Sarraf.

As equipes estão trabalhando juntas desde julho de 2020 e o primeiro resultado dessa articulação foi a criação de um mapa sobre a presença de titulares mulheres nos acervos do IEB e do CPDOC. Desses encontros e com o objetivo de discutir sobre mulheres, arquivos e memória, surgiu a ideia de criar a Rede Arquivos de Mulheres (RAM).

A Rede é um fórum colaborativo que reúne profissionais institucionalizados ou independentes que pesquisam e\ou trabalham com arquivos de mulheres. A RAM foi criada para refletir sobre a tímida presença de arquivos femininos nas instituições de guarda e para pensar na ampliação de documentos de e sobre mulheres nos arquivos brasileiros. O Iebinário “Arquivos de mulheres memória e representatividade” marca o lançamento público da Rede.

Fonte: Instituto de Estudos Brasileiros