Instituto Butantan realiza primeira Mostra Científica com o tema “Desafios da Saúde Pública no século XXI: Aspectos Biotecnológicos e Socioambientais no Enfrentamento de Doenças”

Organizada pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), a primeira Mostra Científica lança o desafio para alunos do ensino fundamental e médio a elaboração de um trabalho com base em Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordando o tema “Desafios da Saúde Pública no século XXI: Aspectos Biotecnológicos e Socioambientais no Enfrentamento de Doenças”.

Com tema inspirado na atualidade que a saúde pública vive no mundo, jovens de todo país do ensino público podem participar, sendo aceitos 105 trabalhos, divididos da seguinte maneira: Ensino fundamental 1º a 5º ano 20 trabalhos; Ensino Fundamental 6º ao 9º ano 30 trabalhos; Ensino Médio  1º ao 3º ano 55 trabalhos. As propostas devem conter com a participação de no mínimo 1 professor orientador e podem ter a colaboração de um co-orientador.

A inscrição deverá ser realizada no período de 15 de março, a partir das 10h, até 25 de maio de 2021 às 23h59 (horário de Brasília), pelo professor orientador ou co-orientador do projeto, no site http://mostracientifica.butantan.gov.br/  ou através do Link: https://forms.gle/Xa3ywTHUSOURBhXCA  

Devido à pandemia pelo novo coronavírus, a apresentação dos trabalhos será na modalidade virtual. Todos os 105 trabalhos inscritos deverão ser apresentados por meio do envio de banner, poster, podcast ou videogravação, a qual deverá ser enviada à equipe de organização do evento no período de 02 a 15 de junho.

Os trabalhos aceitos receberão um e-mail de confirmação que será enviado ao professor orientador com as informações referentes à submissão da apresentação em nossa plataforma. As orientações à apresentação do trabalho serão disponibilizadas no site do evento, bem como os modelos de apresentação.

No dia 17 de junho será divulgada a lista dos 45 trabalhos selecionados para concorrer à premiação da Mostra. No ato da inscrição deverá ser preenchida uma ficha com os dados de identificação da equipe e do projeto.

Relação de documentos necessários para inscrição:

RG do professor (a) orientador (a) (o email de cadastro do(a) professor(a), preferencialmente, deverá ser do servidor gmail);

RG do professor (a) coorientador (a); Número do RA (Registro do (a) Aluno (a)).

Já o projeto deverá conter as seguintes seções:

Título;

Resumo;

Palavras-chave;

Justificativa;

Problema ou questão de pesquisa;

Materiais e métodos.

Serão aceitos trabalhos individuais ou realizados em grupo de até quatro estudantes. Os trabalhos poderão ser:

1) de montagem, em que os estudantes apresentam artefatos para explicar sobre um determinado tema estudado;

2) informativo, em que os estudantes demonstram conhecimentos acadêmicos ou fazem alertas e/ou denúncias;

3) de investigação, projetos que se pautam em perguntas de pesquisa ou problemas.

A confirmação da inscrição dos trabalhos que obedecerem às normas do evento e será realizada por meio de lista nominal divulgada no dia 30 de maio no site da Mostra, disponível no site do evento.