INSTITUIÇÕES DA SECRETARIA DE CULTURA PARTICIPAM DA #MUSEUMWEEK

Oitava edição da iniciativa reúne estabelecimentos culturais do mundo todo com programação pela internet; campanha mundial acontece de 7 a 13 de junho

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo reuniu todas as instituições culturais da pasta para participar da #MuseumWeek2021.  De 7 a 13 de junho, museus, bibliotecas, fábricas de cultura,  teatros e salas de espetáculo vão fazer parte da oitava edição desse evento, que é dedicado à criatividade e conecta estabelecimentos artísticos do mundo com programação pela internet. Esta é a primeira vez que, além dos museus,  outros  espaços de cultura estaduais integrarão a campanha.

Assim como nas edições anteriores, a  organização da #MuseumWeek2021 definiu sete temas principais que, neste ano,  atenderão pelas hashtags:  #EraUmaVez, #NosBastidores, #PelosOlhosDasCrianças, #Eureca, #LegendeIsto, #ArteEmTodaParte e #PalavrasProFuturo. Serão abordados um por dia, a partir do dia 06 de junho. O objetivo é  estimular as instituições e o público a serem criativos e reforçar a imagem dos artistas como atores que participam da transformação da sociedade.

“A #MuseumWeek2021 ganha ainda maior relevância e abrangência neste momento em que o contexto mundial impõe que as mediações, trocas e experiências estejam cada vez mais presentes no ambiente virtual, estabelecendo novas possibilidades de fruição cultural”, afirma Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria.

Para facilitar a participação do público a partir de experiências em espaços culturais, a Secretaria disponibilizou a relação das redes sociais dos equipamentos participantes pelo site www.cultura.sp.gov.br.

Programação e hashtags

O Memorial da Resistência, pela #EraUmaVezMW,  abre o evento no dia 07 com uma animação em  stop motion que vai contar a história do prédio que sedia a instituição.

Situado em Campos do Jordão, o Auditório Cláudio Santoro compartilha, na ação #NosBastidoresMW, no dia 08,  a estrutura completa que existe atrás do palco, como a coxia, camarins, fosso e muito mais.

Na quarta-feira (09), a Casa Candido de Portinari apresenta, em #PelosOlhosDasCriançasMW o olhar de uma criança sore o museus e a história do pequeno Candinho.

No dia 10 tem fotografia pelas lentes e pelo acervo das máquinas fotográficas do Museu Índia Vanuíre em #EurecaMW. No mesmo dia, as bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos divulgam o  passo-a-passo Pintando o Sete e o vídeo  Fab Lab – como fazer livros artesanais.

Na #LegendeIstoMW, no dia 11, o Museu Catavento brinca de adivinhação e distribui caixas de perguntas nas redes sobre o nome de itens do acervo. Ao final do dia, a equipe do Centro de Referência do museu responderá com o nome correto.

As Fábricas de Cultura também entraram na brincadeira e vão fazer uma ação combinada para a iniciativa. O objetivo é fazer uma espécie de batalha no Instagram, com postagem de fotos referentes à hashtag do dia.

Os museus literários Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade também se preparam com ampla programação todos os dias do Museum Week 2021.  No dia 12, com a #ArteEmTodaParteMW, os três museus convidam o público para compartilhar um registro do espaço revelando uma arte do local.

O Museu do Futebol, Pinacoteca, MIS, Paço das Artes e MIS Experience fazem mistério, mas prometem surpresas para os internautas que passarem pelas redes nos dias da campanha.

Em 13 de junho, dia do encerramento, a organização do #MuseumWeek2021 convida os participantes da ação a deixar uma mensagem para o futuro pela #PalavrasProFuturoMW. Valem frases, poesias, pensamentos, um texto, uma imagem ou qualquer outra manifestação artística.

Para mais informações sobre o Museum Week 2021 acesse https://museum-week.org/.

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo