Inscrições para webinário realizado pelo ICOFOM LAC

O ICOFOM LAC realiza no dia 29 de setembro, às 14h (horário de Brasília), o webinário “Territórios e fronteiras para uma nova definição de museus: conceitos, origens e palavras-chave na América Latina e Caribe”, com moderação da diretora do ICOM Brasil, Marília Bonas, e a participação de Diogo Jorge de Melo (Brasil), Karina Durand (Mexico), Letícia Julião (Brasil) e Shani Roper (Jamaica).

A transmissão será feita em duas modalidades: com tradução, pelo Zoom – necessária inscrição prévia clicando aqui e sem tradução, pelo Facebook. Os inscritos receberão um e-mail com o link para acessar a plataforma na semana do evento.

Diogo melo

Professor do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará / Brasil e Pai Pequeno no Terreiro de Umbanda Cabocla Mariana e Caboclo Manezinho no Conjunto Maguari, Belém do Pará, Brasil. Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO / MAST e Professor de História das Ciências da Terra pela UNICAMP, Mestre em Geologia (UFRJ) e Bacharel em Museologia (UNIRIO) e Biologia (UniverCidade). É Coordenador do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas e tem trabalhado em pesquisas que se articulam entre Museologia Teórica, Religiões Afrodiaspóricas, Mitopoética Imaginária e Amazônica, Memória e História da Ciência.

Letícia Julião

Possui Doutorado em História (2008), Mestre em Ciência Política (1992) e Graduada em História (1981 e 1983) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando na carreira de Museologia / Faculdade de Ciências da Informação e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Informação / UFMG, Promestre / UFMG e Museologia e Patrimônio / Universidade Federal do Rio Grande do Sul . 

Coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG (abril de 2017 a junho de 2021). Desenvolve pesquisas em História, museus e temporalidades; avaliação museológica de museus e coleções universitárias. Foi diretora do Museu Histórico Abílio Barreto e Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais.

Shani Roper

Roper é curadora do Museu da Universidade das Índias Ocidentais e ex-oficial de pesquisas e diretora em exercício do Liberty Hall: o legado de Marcus Garvey. Como curadora, foi organizadora do Monumentos no Caribe Series. Seus interesses de pesquisa exploram histórias da infância caribenha, práticas de educação em museus e abordagens pedagógicas para o estudo da história. 

Ela publicou artigos sobre a infância afro-jamaicana e a política social na Jamaica no Journal of the History of Childhood and Youth,  Journal of Caribbean History  and  Caribbean Studies.

Karina Durand

Durand é consultora nas áreas de museologia, comunicação educacional e multimídia, bem como marketing, turismo e gestão cultural para museus, instituições patrimoniais e educacionais, agências e escritórios especializados em serviços culturais, turísticos e de marketing, nacional e internacionalmente. 

Membro do ICOM desde 1991, ela faz parte do Subcomitê Regional do ICOFOM para a América Latina e o Caribe (ICOFOM LAC) desde 1991 e foi membro de seu Conselho Consultivo até 2007. Foi Vice-Presidente do Comitê Internacional de Audiovisual, Novas Tecnologias e Redes Sociais do ICOM (AVICOM) e, atualmente, é sua embaixadora para a América Latina. É membro da diretoria do Conselho Internacional de Museus-México (ICOM-México) no período 2018-2022.

Fonte: ICOFOM LAC