Inscrições para VII Encontro de Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica

Últimos dias de inscrições para o VII Encontro de Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica: Cursos, Currículos e Inovações, que receberá resumos para comunicações orais e/ou pôster, até 15 de junho. O evento está previsto para acontecer nos dias 05 e 06 de outubro, no Centro de Capacitação do Centro Paula Souza, em São Paulo.

Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica (GEPEMHEP), o Encontro, promovido pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão da Unidade de Ensino Médio e Técnico, com o apoio da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, propõe-se como temática “Cursos, Currículos e Inovação”. Com sua realização, encerra-se a celebração do cinquentenário do Centro Paula Souza, que estabelece entre os seus valores a criatividade e inovação, e entre os seus objetivos estratégicos, formar profissionais atualizados em tecnologias e processos produtivos, capazes de atuar no desenvolvimento tecnológico e inovação e promover a cultura da inovação e empreendedorismo, reunindo professores-pesquisadores na instituição.

Para refletir sobre a temática Cursos, Currículos e Inovação espera-se reunir professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação que se dedicam aos estudos e pesquisas sobre a história da educação profissional e tecnológica, discutindo as transformações que ocorreram no passado, com a proposição de novos cursos e a extinção de outros, a fim de identificar inovações curriculares, práticas e recursos didáticos inovadores em instituições de ensino e/ou organizações do setor produtivo para os diversos cursos profissionais e tecnológicos oferecidos na educação pública paulista, nacional ou internacional, com ênfase no mundo do trabalho.

Durante dois dias, o encontro reunirá profissionais de diferentes áreas do conhecimento, discutindo sobre a história da educação, da instituição, dos cursos, dos currículos, das disciplinas e da formação de professores, empregando como metodologia a história oral e como categoria de investigação a cultura escolar, a fim de salvaguardar o patrimônio cultural da ciência e tecnologia e histórico-educativo, considerando as interfaces entre arquivos, bibliotecas e centros de memória e gerando publicações de trabalhos científicos nos eixos temáticos para o aprimoramento da educação profissional e tecnológica.

Eixos temáticos:

1. Cursos de educação profissional e tecnológica e seus processos de concepção, construção e transformação em relação ao mundo do trabalho; 2. Reformulações curriculares em função das políticas públicas educacionais; 3. Inovações curricular, de ensino, de extensão e de pesquisa na educação profissional e tecnológica.

Acesse: http://www.memorias.cpscetec.com.br/memorias2020/ para mais informações e inscrições.

Fonte: Centro Paula Souza