Estão abertas as inscrições para o minicurso “Juntos somos mais fortes: redes e alianças de cooperação entre museus”, que será realizado pelo Ibermuseus, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
Uma das grandes lições que quase dois anos de pandemia, isolamento e confinamento deixa é que a colaboração e a solidariedade são fundamentais para a sobrevivência da humanidade e de muitos setores, inclusive os museus. O Ibermuseus acompanhou centenas de iniciativas implementadas por instituições museológicas ibero-americanas para apoiar suas comunidades e fortalecer-se mutuamente por meio de redes de cooperação.
A partir desta constatação, ademais, como a cooperação é da própria natureza do Ibermuseus, esse minicurso é proposto com o objetivo de ampliar a visão sobre quais são as possibilidades de trabalho colaborativo, em rede e em aliança como promotores de melhoria de políticas institucionais, sustentabilidade e impacto territorial dos museus.
Com base em diferentes perspetivas e experiências das mãos do ICOM, especialistas do setor e profissionais de museus, o minicurso abordará as bases teóricas, tendências, experiências e ferramentas para estabelecer e fortalecer redes e alianças estratégicas que fortaleçam as capacidades de trabalho, diálogo diverso e a capacidade das instituições de influenciar os assuntos públicos.
A atividade é dirigida a trabalhadores de museus e profissionais da administração central que trabalham ou trabalharão na implementação de políticas estratégicas para a gestão de museus. Organizações que possam colaborar de forma filantrópica com museus também podem participar, com espaço limitado.
Serão selecionados aqueles que vão realizar tarefas relacionadas à promoção e geração de alianças ou responsáveis pela geração de alianças nas instituições museológicas em que atuam.
Construir e fazer alianças no contexto de crise; Redes de museus e políticas públicas: questões, tendências e propostas e Características, funcionamento, formação e importância das alianças e redes serão temas a serem trabalhados. Aqueles que comparecerem a 100% do treinamento receberão um certificado de participação.
Programação
Haverá duas sessões teórico-conceituais e uma sessão interativa de aproximadamente 120 minutos, totalizando 6 horas de duração, assim distribuídas:
24/11: das 10h30 às 12h00 (horário chileno)
25/11: das 10h30 às 12h30 (horário chileno)
26/11: das 10h30 às 13h (horário chileno)
Os tutores realizarão as intervenções na sua língua materna e a atividade não terá tradução simultânea.
Inscrição
Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 3 de novembro, clicando aqui. Após a avaliação das candidaturas, serão selecionados 70 participantes.
Mais informações pelo convocatorias@ibermuseus.org.
Conheça os tutores clicando aqui.
Fonte: Ibermuseus