Inscrições para o Simpósio Políticas Públicas, diversidade cultural e descolonização

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020 será realizado, de forma on-line, o III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura – SEMLACult (semlacu.lt) sob a temática “Contribuições das humanidades nos estudos da cultura latino-americana: transversalidades e travessias em tempos de pandemia”. O Seminário é uma iniciativa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 16 de novembro, clicando aqui.

Faz parte da programação o Simpósio Temático “Políticas públicas, diversidade cultural e descolonização”, sob a coordenação do Prof. Dr. José Marcio Barros (Coordenador do ODC / UEMG), Dr. Juan Ignacio Brizuela (Pesquisador do ODC / USP) e Dr. Aníbal Orué Pozzo (UNILA).

Este simpósio temático tem como objetivo reunir pesquisadores, ativistas e estudiosos das complexas relações entre as reafirmações identitárias, o diálogo intercultural e a construção da experiência da equidade. Interessa aos organizadores abrir espaço para o debate sobre as políticas públicas no campo da cultura, da educação, da comunicação, do meio-ambiente, do desenvolvimento social, e de outras áreas próximas, de modo a atualizar reflexões conceituais e análises de práticas relacionadas ao espaço latino-americano. O debate sobre a efetividade de políticas públicas de cunho nacional, regional e local na América Latina, oriundas de ações governamentais e não-governamentais, se mostra atual e necessário.

Voltadas ao reconhecimento da relação entre diversidade cultural e descolonização de perspectivas e práticas, tais análises e trocas de conhecimento, revelam-se ainda mais urgentes na atual conjuntura de golpes e retrocessos políticos e das sérias ameaças aos direitos historicamente conquistados pela sociedade em diversos países do continente. Por meio de Rodas de Conversa, acionadas por ideias, conceitos, pesquisas, experiências e propostas, este Simpósio pretende contribuir para um debate aberto e crítico a todos que se interessam pela temática da diversidade cultural e descolonização do conhecimento/pensamento e das práticas, e sua relação com as políticas públicas.

Com coordenação de Prof. Dr. José Marcio Barros (ODC / UEMG), Dr. Juan Ignacio Brizuela e
Dr. Aníbal Orué Pozzo (UNILA), o evento está com a programação completa disponível em: https://claec.org/semlacult/programacao/.

Fonte: Observatório da Diversidade