Inscrições para o II Seminário Arquivos de Mulheres: Memória e Representatividade

Na quinta-feira (25), às 10h, acontece o II Seminário Arquivos de Mulheres: Memória e Representatividade, com transmissão pelo Zoom e inscrições gratuitas pelo link https://cpdoc.fgv.br/eventos/25022021. O link para participação será enviado após a inscrição.

Organizado pela Rede de Arquivos de Mulheres (RAM), o evento contará com a participação de Ana Carolina Reyes e Regina Barbatho (Arquivo Nacional), Luciane Simões (Biblioteca Nacional) e Zélia Pereira (Universidade de Coimbra) que falarão sobre as pesquisas que vêm desenvolvendo com arquivos de mulheres e apresentação um panorama de suas instituições enquando depositárias desses arquivos. Após as apresentações, será aberto um debate com os participantes.

O seminário é fruto de uma parceria entre pesquisadoras e pesquisadores do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB USP) e do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC FGV) com o objetivo de discutir a presença feminina nas instituições arquivísticas.

As equipes estão trabalhando juntas desde julho de 2020 e o primeiro resultado dessa articulação foi a criação de um mapa sobre a presença de titulares mulheres nos acervos do IEB e do CPDOC. Desses encontros e com o objetivo de discutir sobre mulheres, arquivos e memória, surgiu a ideia de criar a RAM.

A Rede é um fórum colaborativo que reúne profissionais institucionalizados ou independentes que pesquisam e\ou trabalham com arquivos de mulheres. A RAM foi criada para refletir sobre a tímida presença de arquivos femininos nas instituições de guarda e para pensar na ampliação de documentos de e sobre mulheres nos arquivos brasileiros.

SERVIÇO

II Seminário Arquivos de Mulheres: Memória e Representatividade

Dia: 25 de fevereiro

Hora: 10h

Transmissão: Zoom (o link será disponibilizado após a efetivação da inscrição)

Inscrição: https://cpdoc.fgv.br/eventos/25022021

Gratuito

Fonte: IEB USP