Inscrições para o I Seminário Internacional Bens Culturais da Igreja

No dia 26 de novembro, das 9h às 17h, acontece o I Seminário Internacional Bens Culturais da Igreja. Nesta primeira edição, o tema será os vinte anos da publicação da “Carta Circular sobre a Função Pastoral dos Museus Eclesiásticos” (2001-2021), buscando refletir sobre o papel, alcances, desafios e perspectivas das instituições museais ligadas à Igreja Católica ou que, fora dela, salvaguardam acervos eclesiásticos.

As pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link: https://www.even3.com.br/iseminariobci/. A transmissão será pelo canal da Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira no Youtube – clique aqui. O evento contará com tradução simultânea em libras.

Entre os diversos documentos publicados pela então Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, um deles foi dedicado exclusivamente a refletir o papel das instituições museológicas, ajudando a compor os debates acerca dos principais espaços de preservação dos bens culturais eclesiásticos, ao lado dos arquivos e bibliotecas.

Datada de 15/08/2001, a Carta Circular colocava em evidência o local ocupado pelos museus da Igreja e seu papel como fomentador da memória pública e religiosa do povo e de seu patrimônio sacro, já que “um museu eclesiástico, com tudo o que contém, está intimamente unido à vivência eclesial, visto que documenta de modo visível o percurso da Igreja ao longo dos séculos no que diz respeito ao culto, à catequese, à cultura e à caridade” (IGREJA CATÓLICA, 2001).

Hoje, 20 anos depois da publicação deste documento, torna-se necessário refletir sobre o papel, alcances, desafios e perspectivas destas instituições museais, sejam aquelas ligadas diretamente à Igreja Católica ou que, fora dela, salvaguardam acervos eclesiásticos.

Este é o objetivo deste I Seminário Internacional, uma realização da Diocese de Limeira, por meio do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), do Ornamenta – Grupo de Estudos Avançados de Arte Sacra no Brasil (Unicamp), com o apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM/SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Programação

9h – ABERTURA

Dom José Roberto Fortes Palau – Bispo Diocesano de Limeira

Davidson Panis Kaseker – Diretor do GTC SISEM/SP

Marcos Tognon – IFCH/Unicamp e Grupo de Pesquisa Ornamenta/Unicamp

9h30 – POR UMA HISTÓRIA DA MUSEOLOGIA RELIGIOSA NO BRASIL

João Paulo Berto (CMU/Unicamp / Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira)

10h15 – MUSEUS DA IGREJA : EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS

Museu de Arte Sacra de São Paulo (São Paulo, SP) – Luciana Barbosa 

Museu Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP) – Erica Coelho Bowersox

Museu da Obra Salesiana no Brasil (São Paulo, SP) – Marcos Lima Moreira

Museu da Liturgia (Tiradentes, MG) – Padre Álisson Sacramento e Henrique Rohrmann 

Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira (Limeira, SP) – Jeison Lopes Pereira

14h – GESTÃO E COMUNICAÇÃO DE ACERVOS ECLESIÁSTICOS

Patrimônio Sacro e Território: referências e perspectivas – Marcos Tognon (IFCH/Unicamp e Grupo de Pesquisa Ornamenta/Unicamp)

Gestão e comunicação do patrimônio religioso: do conhecimento à sabedoria da contemplação – Marco Daniel Duarte (Museu do Santuário de Fátima – Fátima, Portugal)

16h – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Museus Eclesiásticos: uma releitura do documento sobre a sua função pastoral – Maria Isabel Roque (Universidade Europeia)

Fonte: Diocese de Limeira