A Casa Mário de Andrade está com inscrições abertas até o dia 04 de março para o curso gratuito Acessibilidade em projetos Culturais. Essa atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo Patrimônio, Memória e Gestão Cultural.
A atividade será realizada de forma on-line, pela plataforma Google Meet, de 04 a 25 de março, às quintas-feiras, das 19h às 21h. A seleção será por ordem de inscrição, para se inscrever, clique aqui. O link de participação será enviado aos inscritos por e-mail.
No curso, Claudio Rubino apresentará um panorama das principais ações norteadoras que credenciam projetos culturais dentro do espectro da acessibilidade, em sintonia com o direito e o acesso universal à memória e ao patrimônio cultural.
Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.
Cronograma das atividades
04/03 – Apresentação geral do curso
Histórico; terminologias e princípios fundamentais da acessibilidade.
11/03 – Gestão democrática
Recursos, criatividade e processos de construção para manifestações culturais acessíveis.
18/03 – Representatividade e comunicação digital acessível
Convidada a confirmar.
25/03 – Criação e identidade
Convidada a confirmar.
Claudio Rubino é coordenador do Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake. Gestor de acessibilidade cultural. Licenciado e Bacharel em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo; Pós-Graduado em Educação Inclusiva com ênfase em deficiência física pela UNIFESP. Pós-Graduado em Gestão Cultural Contemporânea: Da ampliação do repertório poético à formação de equipes colaborativas, pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades. Ex-coordenador do Programa de Acessibilidade Singular Plural do Museu Afro Brasil.
Fonte: Casa Mário de Andrade