Inscrições para o 9º Prêmios Ibermuseus de Educação vão até 30 de junho

O 9º Prêmio Ibermuseus de Educação teve seu prazo de inscrição estendido para 30 de junho. O procedimento é simples e deve ser feito por meio da plataforma http://convocatorias.ibermuseos.org. Duas categorias estão disponíveis: “Reconhecimento a projetos realizados ou em execução” e “Fomento a novos projetos”.

O objetivo do prêmio é potencializar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio museológico na Ibero-América. Para isso, a participação dos museus é estimulada de maneira a divulgar, compartilhar, replicar e/ou implementar projetos de impacto como pré-condição para uma sociedade mais justa, aberta, democrática e inclusiva, com foco na equidade de gênero e nos direitos humanos.

O Prêmio Ibermuseus de Educação está inserido no Programa Ibermuseus — que também oferece as “Bolsas Ibsermuseus de Capacitação” e o “Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico”.

A essência do Programa Ibermuseus é promover conexões entre pessoas e instituições nos 22 países da América Latina e Península Ibérica que, reunidos, somam mais de 9.000 museus. Desde 2007, a iniciativa fortalece os museus ibero-americanos através da qualificação e mobilidade dos trabalhadores dessas instituições; da proteção e valorização do patrimônio museológico; da produção e troca de conhecimento e da articulação de redes de trabalho.

O Prêmio Ibermuseus de Educação, que chega à sua 9ª Edição, é exemplo disso. Dos 1.043 inscritos ao longo dos anos, já houve 61 projetos premiados e 131 projetos reconhecidos com Menção Honrosa, com mais de US$ 470.000 de investimento. O Brasil é o pais com maior participação no história do Prêmio, com 14 premiações e 15 menções honrosas.

SERVIÇO

9º Prêmio Ibermuseus de Educação
Inscrições: http://convocatorias.ibermuseos.org
Dúvidas: convocatorias@ibermuseus.org
Regulamento: www.ibermuseos.org.

Fonte: Ibermuseus