Inscrições para cursos gratuitos do Programa Pensar e Agir com a Cultura

Estão abertas as inscrições gratuitas para os cursos de formação do Programa Pensar e Agir com a Cultura. A ação é uma iniciativa do Observatório da Diversidade Cultural e visa a contribuir para a formação de gestores culturais, artistas, produtores, fazedores de cultura, educadores, jovens e demais pessoas envolvidas com o campo cultural.
Para 2022, o programa será dedicado ao setor cultural do estado de São Paulo e terá formato de laboratórios on-line, buscando explorar a exposição de conteúdos, suas aplicações práticas e seus diálogos com os públicos e seus territórios. As inscrições podem ser feitas aqui.
O primeiro curso será o LAB Gestão Pública da Cultura e está voltado a gestores públicos, conselheiros de cultura, agentes de movimentos culturais e pessoas interessadas em aprofundar a formação no campo para compreender, de forma crítica, a estruturação do setor público e colocar em prática conteúdos acerca da gestão pública da cultura, focando no planejamento, na institucionalidade e estruturação dos órgãos gestores de cultura nos municípios paulistas.

O laboratório tem 87 horas e está dividido em três módulos, sendo composto por 11 temáticas.
Módulo 1: Práticas Laboratoriais; Política Cultural: contexto federal e estadual; Sistemas de cultura; Conselhos de Cultura; Fundos de Cultura;
Datas: 04 de junho a 13 de agosto | Aos sábados, das 9h às 12h | 10 encontros
Módulo 2: Planos de Cultura; Gestão de dados e Sistemas de Informação e Indicadores Culturais;
Datas: 20 de agosto a 10 de setembro | Aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h | 5 encontros
Módulo 3: Orçamento, LOA, PPA; Planejamento e Financiamento; Articulação Intersetorial; Controle social e transparência pública.
Datas: 17 de setembro a 26 de novembro | Aos sábados, das 9h às 12h | 11 encontros
Toda programação é gratuita e os encontros on-line acontecem na plataforma Zoom. Os participantes podem optar em realizar um, dois ou todos os três módulos. Será emitido um certificado para cada módulo, podendo somar três certificados, que serão emitidos para aqueles que frequentarem pelo menos 75% do conteúdo de cada módulo. Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Observatório da Diversidade Cultural