Inscrições para curso gratuito virtual sobre políticas de acervo em processos colaborativos

O Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas para a “Formação: Políticas de acervo em processos colaborativos”, que será realizada de forma on-line e gratuita no dia 18 de março, das 14h às 18h.

Nesta formação os participantes refletirão sobre a concepção de políticas de gestão de acervos para museus por meio de processos colaborativos que envolvem atores sociais, especialistas, ferramentas digitais, metodologia compartilhada etc.

Destaca-se a necessidade de uma equipe interdisciplinar e participativa que vise o amadurecimento de todas as etapas da política por meio de debates/discussões, decisões e avaliação. Assim, a gestão de acervos pensada de forma colaborativa e priorizada pela instituição museológica, proporciona à equipe e ao acervo: suporte, segurança, legitimidade, autenticidade e compreensão do processo criado e desenvolvido por todas as pessoas participantes.

A formação será mediada pela Profª. Drª. Renata Cardozo Padilha (UFSC) e Profª. Drª. Thainá Castro Costa (UFSC), além do museólogo convidado Me. Matheus Cruz (UFPel).

Inscrição

Os interessados em participar devem se inscrever, até o dia 10 de março, por meio de formulário on-line, serão disponibilizadas 20 vagas que serão ocupadas a partir de seleção. A mensagem de deferimento da inscrição e o link da videochamada serão enviados para o e-mail que constar na ficha de inscrição.

Haverá um campo no formulário em que o candidato justificará em 3 a 5 linhas o interesse em fazer a formação e qual seu vínculo de trabalho e/ou estudo.

Mais informações pelo e-mail museologia@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-4149 e (48) 98823-3658.

Fonte: Museologia UFSC