Inscrições para a XII Semana Nacional de Museus na Unifal-MG podem ser feitas até 30 de abril

Com programação on-line, participação é gratuita

De 04 a 07 de maio acontecerá a XII Semana Nacional de Museus na Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas), organizado pelo Museu da Memória e Patrimônio. O evento contará com conferência de abertura, mesas-redondas, oficinas e apresentações de documentos de trabalho, que ocorrerão por meio de plataformas eletrônicas.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 30 de abril, por meio do CAEX – Controle de Ações de Extensão.  Confira a programação completa no link https://www.unifal-mg.edu.br/snmuseus/programacao/.

Em 11 anos de realização, já é podido inferir que trata-se de um evento anual de considerável importância para Unifal-MG: com média de 120 participantes por ano e com publicações de Documentos de Trabalhos nos anais seriados, essa semana de eventos tem propiciado um espaço de debates sobre questões relativas a museus, patrimônios, memórias; turismo; harmonia e mudança social; desafios/transformações na contemporaneidade; conexões por meio das coleções; sociedade sustentável; paisagens culturais; museus e histórias controversas; museus, patrimônios hiperconectados: novas abordagens, novos públicos; e Museus e patrimônios como núcleos culturais: o futuro das tradições. Sempre realizada para comemorar o Dia Internacional dos Museus, a Semana terá como tema “Museus e patrimônios para a igualdade: diversidade e inclusão”, baseada na proposta do ICOM como tema a ser debatido em 2020.

 A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do IBRAM, construída e proposta de forma articulada, que tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. A escolha do tema é feita pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, para que suas instituições possam utilizá-lo com o objetivo de valorizar sua posição perante a sociedade.

Segundo o ICOM (2020), é parte fundamental do valor social dos museus o potencial para criar experiências significativas para pessoas de todas as origens e diferenças. Ainda, “como agentes de mudança e instituições confiáveis, não há tempo como a atualidade para que os museus demonstrem sua relevância ao participar, construtivamente, nas realidades políticas, sociais e culturais da sociedade moderna”.

“Com o tema ‘Museus para a igualdade: diversidade e inclusão’, o Dia Internacional dos Museus 2020 tem como objetivo converter-se em um ponto de encontro para celebrar a diversidade de perspectivas que conformam as comunidades e o pessoal dos museus, assim como promover ferramentas para identificar e superar os preconceitos também mostrados pelos museus e nas histórias que contam” (ICOM, 2020).

SERVIÇO

XII Semana Nacional de Museus na Unifal-MG

Data: de 04 a 07 de maio

Inscrições: até 30 de abril, por meio do CAEX – Controle de Ações de Extensão.  

Programação completa: https://www.unifal-mg.edu.br/snmuseus/programacao/.

Gratuito

Fonte: Unifal-MG