Inscrições para a 7ª Primavera de Museus vão até 9 de agosto

Estão abertas as inscrições para a 7ª Primavera dos Museus, cujo tema será ‘Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira’. De 17 de junho a 9 de agosto, entidades culturais poderão se inscrever para participar do evento, que acontece entre 23 e 29 de setembro.

A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade que promove o evento. A ação é um convite para que os interessados em participar desenvolvam programações especiais para serem realizadas no início da Primavera. Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem e o aumento de sua visibilidade.

As entidades culturais devem inscrever seus eventos e promover sua realização durante a 7ª Primavera dos Museus. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação por meio de guia virtual.

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico. Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, a inscrição das ações a serem realizadas, como: seminários; exposições; oficinas; espetáculos; mesas-redondas; visitas guiadas; exibições de filmes e outras. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Primavera, é necessário realizar uma nova inscrição. Vale lembrar que a inscrição só é validada após o registro de uma ou mais atividades.

Em 2012, a 6ª Primavera dos Museus reuniu 800 instituições que desenvolveram 2,4 mil atividades. O tema “A Função Social dos Museus”, foi uma homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile. A assinatura da declaração, em 1972, foi decisiva para que os museus passassem ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar email para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 3521-4135 ou 3521-4122.

Fonte: Ibram