Inscrições para 19ª Semana Nacional de Museus terminam em 19 de março

Inscrições para participar da 19ª Semana Nacional de Museus se encerram no dia 19 de março. Museus e outras instituições culturais poderão se inscrever para participar da ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Semana acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando museus e outras instituições culturais brasileiras, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial para o período.

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico, clique aqui para acessá-lo. O primeiro passo é a inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana Nacional de Museus ou da Primavera dos Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.

O segundo passo é a inscrição das atividades a serem desenvolvidas pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.

As instituições interessadas em participar devem inscrever atividades para serem realizadas entre os dias 17 e 23 de maio, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM): O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

Após a realização dos passos descritos, o museu ou instituição cultural deve imprimir o comprovante de inscrição para registro do procedimento. Realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento.

O Ibram orienta que os eventos sejam realizados de maneira on-line, até o fim da pandemia.

Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir o Guia da Programação Virtual.

Tema

A temática que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é escolhida pelo ICOM para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa a fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Nesse ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

Cronograma

Período de inscrição: Até 19 de março de 2021

Realização da 19ª Semana Nacional de Museus: 17 a 23 de maio de 2021

Para mais informações, envie e-mail para semana@museus.gov.br.

Fonte: Ibram