Inscrições abertas: Roda de conversa sobre educação em direitos humanos

Evento marca o lançamento das publicações sobre experiências da ação educativa em cursos do Memorial

No dia 25 de junho, às 10h, o Memorial da Resistência lança os dois primeiros volumes da série Cadernos de Experiências: Educar, contar e brincar para resistir: a Ditadura Militar e o direito da criança à Memória e à Verdade e Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania. As publicações abordam as experiências desenvolvidas nos cursos do Memorial e as possibilidades de ações de Educação em Direitos Humanos, com propostas de atividades para público diversificado.

A roda de conversa proposta para debater o tema contará com os professores Cleber Santos Vieira (Unifesp), Osvaldo Oliveira Santos Jr. (Universidade Metodista de São Paulo) e os ilustradores Cibele Lucena e João Galera. Para se inscrever, clique aqui.

A fim de incentivar o exercício do direito de acesso à cultura e estimular o desenvolvimento cultural do indivíduo, o Memorial da Resistência de São Paulo lança uma série de vídeos elaborados a partir de eixos temáticos que se baseiam nos conteúdos abordados pelas suas exposições.

Inicialmente pensados como alternativa virtual para a aproximação do público infantojuvenil com o espaço do Memorial, com a retomada progressiva das ações presenciais, a série se consolida como material educativo disparador a ser utilizado tanto por professores em sala de aula como em atividades virtuais pelo público em geral.

O Projeto Resisto! conta com quatro vídeos em formato de telejornal que buscam levantar questões de forma lúdica e abrangente sobre Resistência, Repressão, Direitos Humanos e Patrimônio. Todos possuem versões acessíveis com janela de Libras, legendagem em português, inglês e espanhol e audiodescrição, bem como um material de apoio com questões para debate e um roteiro de pesquisa do Acervo de Testemunhos e Lugares de Memória disponibilizados ao público pelo repositório digital.

Acesso: http://memorialdaresistenciasp.org.br/projeto-resisto/ 

SERVIÇO

Roda de conversa Educação em Direitos Humanos: experiências entre o ensino formal e não formal e os materiais de apoio à prática educativa

25 de junho, às 10h

Plataforma Zoom

Inscrições: clique aqui

Fonte: Memorial da Resistência