Inscrições abertas para a pós-graduação “Arte Sacra: História, Cultura e Patrimônio”

O Museu de Arte Sacra de São Paulo em parceria com Faculdade Zumbi dos Palmares e Culturarte: Desenvolvimento Cultural e Educacional, promovem o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu: “Arte Sacra: História, Cultura e Patrimônio”. As aulas começam dia 4 de agosto; as inscrições já estão abertas.

O crescente interesse pelas Artes no Brasil, em diversas dimensões como patrimônio cultural, expressão da identidade e também mercado tem vindo a gerar a necessidade de entender os desafios que se impõem diante das diferentes manifestações artísticas, dentre as quais, a Arte Sacra é, certamente, uma das mais antigas e bem consolidadas, embora ainda pouco conhecida. A Arte Sacra ainda é vista, muitas vezes, como simples dimensão da fé com consequências em alguns casos irreparáveis para a cultura brasileira.

O Curso de Especialização em “Arte Sacra: História, Cultura e Patrimônio” enfoca as ações do crítico e do curador de arte em associação com olhar do público, como realidades associáveis e, por vezes, complementares, distinguidas principalmente, pela profundidade em mergulhar nesse organismo vivo que é a obra de arte.

O curso de especialização em está inserido na área das Ciências Humanas e Sociais, sendo delineado interdisciplinarmente, estabelecendo diálogos com as diferentes áreas do saber. Desse modo, procura-se que o interessado possa construir interpretações sobre a obra de arte sacra solidamente embasado, mas sem perder o espírito de contemplação e encantamento que tem motivado a humanidade ao fazer artístico.

Entre os temas abordados, destacam-se: Fundamentos da Restauração e Conservação da Arte Sacra, História do Cristianismo, Simbologia, Música Sacra, Literatura, Mobiliário, Arquitetura, Tradições religiosas não cristãs etc.

O curso formado basicamente por professores doutores e pós-doutores parte de situações atuais, práticas e desafiadoras no campo da Arte Sacra, para, então, conduzir os estudantes ao conhecimento teórico.

O curso de especialização realizado pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares está inserido na área das Ciências Humanas e Sociais, sendo delineado interdisciplinarmente, procurando compreender a Arte Sacra nas três esferas indissociáveis do entendimento da cultura: patrimônio natural, material e imaterial.

DURAÇÃO
18 a 24 meses (de um ano e meio a dois anos), incluindo produção científica
Início dia 04 de agosto de 2018 (sábados)

LOCAL
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Metro Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
São Paulo/SP- Brasil

Informações e inscrições: Fátima – mfatima@museuartesacra.org.br // (11) 5627.5393
Aulas aos sábados – das 8h30 às 16h30 (intervalo para o almoço)
Valor: R$ 700,00 mensais
Vagas: 30

Fonte: Museu de Arte Sacra