Inscrição para webinar Museus e Sustentabilidade: reconstruir e reimaginar

Estão abertas as inscrições para o webinar Museus e Sustentabilidade: reconstruir e reimaginar, que será realizado pelo Ibermuseos nos dias 20 e 21 de maio, às 13h (hora do Chile). Garanta sua vaga gratuitamente clicando aqui.

Com uma programação de dois dias, este segundo webinar será realizado em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, para continuar explorando novas formas de ser e fazer experimentadas pelos museus em meio à pandemia e para colocar perguntas e respostas sobre como essas instituições podem contribuir para os processos de recuperação e cura pós-pandêmica e como o enfoque na sustentabilidade dialoga com as diferentes funções que caracterizam o museu, bem como com sua gestão.

Especialistas de diversas áreas e também de museus refletirão sobre processos de reconstrução e novas formas de atuação. A transmissão ocorrerá por meio do canal do Ibermuseus noYouTube: www.youtube.com/ibermuseos.

No dia 20 de maio, o encontro será para analisar o cenário atual e o papel social que os museus podem e devem assumir para contribuir com os processos de recuperação em termos ambientais, culturais, econômicos e sociais.

Para buscar respostas sobre o que recuperar, o que reimaginar, o que criar ou qual o papel dos museus no contexto pós-pandêmico, o evento terá a presença de Alfons Martinell (Espanha), pesquisador de longa trajetória, especialista em cultura, cooperação, desenvolvimento sustentável e gestão cultural; Maisa Rojas (Chile), diretora do Centro de Pesquisa sobre Clima e Resiliência CR2 e Hernán Borisonik (Argentina), cujo campo de exploração abrange problemas de política, economia e sacralidade.

Em 21 de maio, os participantes farão um percurso para entender como o foco na sustentabilidade dialoga com as diferentes funções que caracterizam o museu, bem como com sua gestão.

A atividade será conduzida por especialistas que conhecem ou atuem diretamente neles: Karin Weil (Chile), sua experiência profissional está ligada ao patrimônio, museologia e gestão comunitária, Alemberg Quindins (Brasil), pesquisador, músico, artista autodidata, presidente da Fundação Casa Grande e Inês Câmara (Portugal), co-criadora do Mapa de Ideias, com larga experiência em projetos de cultura, cidadania e patrimônio.

Na moderação desta rica jornada estará Eneida Braga (Brasil), diretora do Departamento de Difusão, Promoção e Economia de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Cecília Genel Velasco (México), diretora do Nacional Museu das Intervenções.

Clique aqui para acessar  perfil dos participantes.

Fonte: Ibermuseos