Inscrição para o Edital de Produção de Curtas-Metragens Raízes do Cerrado

Com o objetivo de reconhecer e preservar a cultura material e imaterial de Bauru, a Secretaria Municipal de Cultura lançou edital para contratar seis produções audiovisuais na modalidade curta-metragem, de quaisquer gêneros cinematográficos, que contarão as histórias e “causos” locais.

As produções serão remuneradas no valor de R$ 25 mil cada e farão parte do projeto “Raízes do Cerrado”, uma iniciativa da SMC para promoção e difusão da identidade cultural de Bauru e região por meio da linguagem do audiovisual.

Os projetos deverão retratar a construção da identidade cultural da população no território que engloba a cidade, que é repleto de histórias e diversidade. Trata-se de uma porção de terra do bioma cerrado, habitada pelo povo originário Kaingang e posteriormente por grupos vindos de Minas Gerais, após a decadência do ouro naquele Estado.

Entre resistência e conflitos, a cidade foi tomando forma e sendo definida a partir da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que seria o elo de vários espaços, outras culturas e maneiras de viver: uma miscelânea que culminou no que conhecemos hoje por Bauru e região.

O tema “ocupação humana no território Bauru” deve ser um norteador para o projeto a ser inscrito e para o produto final, o curta-metragem. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição online, até às 23h59 do dia 22 de junho, pelo link: https://forms.gle/CB2t7trJR5SBfSmM6. O edital de Chamamento pode ser adquirido no site da Prefeitura Municipal de Bauru.

Fonte: Museu Histórico de Bauru