Inscrição para o Congresso Internacional de Preservação Institucional: Estratégias para o Século XXI

Estão abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Preservação Institucional: Estratégias para o Século XXI, que será realizado nos dias 30 de novembro e 01, 07 e 08 de dezembro, de forma virtual.

O evento tem o objetivo de discutir os caminhos possíveis para a aplicação de boas práticas – ágeis, eficientes, inclusivas e democráticas – na gestão da preservação do patrimônio histórico e cultural de instituições públicas. Por iniciativa do Centro de Documentação e Informação (CEDI) da Câmara dos Deputados, o congresso on-line reunirá especialistas para debater a preservação em suportes convencionais e digitais, e promover sua valorização e fruição frente às demandas da contemporaneidade. Para se inscrever, clique aqui.

A  programação do evento será transmitida ao vivo, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube e no no portal E-Democracia, onde será possível interagir com perguntas e comentários aos palestrantes. O link para o debate nessa plataforma será dado no ato da inscrição. 

O evento contará, ainda, com diversos minicursos pré-gravados, que também serão disponibilizados no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Programação

Dia 30/10

09h30 – Abertura do evento, com autoridades da Câmara dos Deputados

10h00 – Painel Gestão de Acervos em Tempos de Pandemia, com Yerko Quitral, professor de Biologia Aplicada à Conservação e Restauração do Patrimônio. Assessor científico independente (Chile), Emma de Ramón, presidente da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) (Chile), Suely Mara, membro do Government Board da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e Renata Motta, presidente do Comitê Brasileiro do ICOM (International Council of Museums).

Debate

12h00 – Intervalo para almoço

14h00 – Painel Desafios da Preservação Digital no Século 21, com Miguel Arellano, coordenador da Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital/IBICT e Millard Schisler, professor-adjunto do mestrado online em Museum Studies da John Hopkins University (EUA) e gestor de acervos do Instituto Moreira Salles

Debate

15h00 – Intervalo

15h30 – Painel Documentos Arquivísticos Digitais, com Vanderlei Batista dos Santos, diretor da Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados (COARQ)
– Humberto Innarelli, Coordenador de Serviço do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/IFCH/Unicamp) e Professor-Doutor da Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM/CPS)

Debate

Dia 01/12

09h30 às 17h00 – Ambiente virtual – espaço multiuso. Congresso Internacional de Preservação Institucional: Estratégias para o Século XXI

09h30 – Painel Preservação Digital de Documentos Públicos no Brasil: Estudo de Casos, com José Raymundo Ribeiro Campos Filho, Serviço de Preservação Digital da Câmara dos Deputados, Raquel Dias Silva Reis, Arquivo Nacional e Kristianno Medeiros Viana, Chefe do Serviço de Processo Eletrônico do Senado Federal

Debate

11h00 – Painel Bibliotecas: O Uso das Tecnologias Digitais como Instrumentos de Democracia, com Janice de Oliveira Silva Silveira, diretora da Coordenação de Biblioteca da Câmara dos Deputados (COBIB), Jorge Prado, presidente da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Patrícia Coelho, coordenadora da Biblioteca do Senado Federal.

Debate

12h00 – Intervalo para almoço

14h00 – Painel Acervos sob Licença Livre Fortalecendo a Cidadania, com Christiano Lacorte, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação/CEDI, Câmara dos Deputados, Walternor Brandão, diretor do LabHacker, Câmara dos Deputados, Sérgio Branco, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Solange Ferraz de Lima, ex-diretora do Museu Paulista e responsável pelo projeto do museu na plataforma Wikimedia Acervo do Museu Paulista na Wikimedia Commons.

Debate

15h30 – Intervalo

16h00 – Palestra Uma Política de Preservação de Documentos Eletrônicos para o TCU, com Ana Claudia de Carvalho Cabral Lopes, chefe do Serviço de Gestão de Biblioteca e Arquivo do Tribunal de Contas da União (TCU).

Debate

Dia 07/12

09h30 às 15h00 – Ambiente virtual – espaço multiuso. Congresso Internacional de Preservação Institucional: Estratégias para o Século XXI

09h30 – Painel Órgãos de Controle na Preservação de Bens Culturais – Parceiros em Busca de um Objetivo Comum, com Carlos Wellington, auditor federal de controle externo, diretor-técnico da fiscalização na área de cultura e esporte, Marcus Braga – auditor interno do Hospital Universitário Gafreé Guinle (EBSERH), Gláucio Cavalcanti Tak-Ming, auditor federal de Finanças e controle da CGU, auditor-chefe da Fundação Biblioteca Nacional, cedido à Casa de Rui Barbosa, João Luiz Pereira Marciano, Secretário de Controle Interno da Câmara dos Deputados, Juçara Quinteros de Farias, chefe do Serviço de Preservação (SEPEC) e Gilcy Rodrigues Azevedo, chefe da Seção de Conservação e Restauração (SECOR) da Câmara dos Deputados.

Debate

11h30 – Intervalo para almoço

14h00 – Palestra Uso de Ferramentas Científicas na Gestão de Acervos Públicos: Gerenciamento de Riscos, com José Luiz Pedersoli Júnior, Gerente da Unidade de Planejamento Estratégico do International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM).

Debate

Dia 08/12

09h30 às 12h30 – Ambiente virtual – espaço multiuso. Congresso Internacional de Preservação Institucional: Estratégias para o Século XXI.

10h00 – Palestra Criando Redes de Apoio: A APOYOnline e o Projeto Realm, com Beatriz Haspo, diretora-executiva da Association for Heritage Preservation of the Americas (APOYOnline) e Collections Officer na Library of Congress (Estados Unidos).

Debate

10h30 – Painel Sustentabilidade nas Instituições Públicas: Economia, Meio Ambiente e Sociedade. Temas: Iniciativas Legislativas de Sustentabilidade Ambiental e Apoio à Cultura, Preservação e Sustentabilidade Social – Projeto APAE, 10 Anos de Sucesso e Impacto da Pandemia na Sobrevivência Econômica das Instituições Públicas de Memória.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: Câmara dos Deputados