Inscrição: Jornada Museológica: acordos teóricos e metodológicos para o contexto atual

O Grupo de Pesquisa MEI (UNIRIO), o ICOFOM e o grupo de pesquisa MUSEO+LÓGICA (UFPE) realizarão, nos dias 3 e 4 de novembro, a Jornada Museológica: acordos teóricos e metodológicos para o contexto atual, que está com inscrições gratuitas aqui.

As atividades serão desenvolvidas virtualmente com a utilização da plataforma digital Zoom para realização dos debates e com a transmissão pelo YouTube. Os links serão enviados por e-mail para os inscritos em data próxima ao evento. Haverá emissão de certificados para os ouvintes que participarem do evento.

O evento tem como inspiração os 40 anos de lançamento do Museological Working Papers (MuWoP), primeira iniciativa de publicação produzida pelo ICOFOM de um Tratado da Museologia. Lançados em apenas dois volumes nos anos de 1980 e 1981, os MuWoP são publicações de interesse particular para as museologias pensadas no Brasil.

O evento ocorre no âmbito do GT Perspectivas Teóricas em Museologia do Seminário Brasileiro de Museologia (SEBRAMUS), coordenado pelos Profs. Drs. Alexandro de Jesus (UFPE) e Bruno Brulon Soares (UNIRIO), cujo objetivo é o de discutir os possíveis acordos epistêmicos e metodológicos da museologia brasileira na atualidade.

Programação

Dia 3 de Novembro

14h30 – 16h30 (Horário de Brasília)

Roda de conversa 1 – Acordos da Teoria, com Maria Cristina Oliveira Bruno (USP), Luciana Menezes de Carvalho (UNIRIO) e Alexandro Silva de Jesus (UFPE). Mediação: Bruno Brulon Soares (UNIRIO).

Dia 4 de Novembro

14h30 – 16h30 (Horário de Brasília)

Roda de conversa 2 – Enfrentamentos Metodológicos, com Fábio Hering (UFOP), Monique Magaldi (UnB) e Bruno Brulon Soares (UNIRIO). Mediação: Alexandro Silva de Jesus (UFPE)

Fonte: Grupo de Pesquisa MEI