III Simpósio de Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos

5.simposioabersenai

O III Simpósio de Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos ocorrerá em 5, 6 e 7 de dezembro de 2016 na Escola SENAI Theobaldo De Nigris, em São Paulo.

Aliando suas áreas de conhecimento, a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro e o SENAI, este por meio do seu Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta, têm atuado também na área de investigação, frequentemente em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa, apresentando trabalhos em eventos nacionais e internacionais.

A partir destas experiências investigativas, da vasta observação das necessidades de preservação levantadas em cursos e atendimentos e, preocupados com a relação cada vez mais comum entre Preservação e Ciência, ABER e SENAI realizarão o Simpósio de Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos.

Este simpósio tem como objetivos gerais:

1 – A discussão, fomento e difusão do uso dos recursos científico-tecnológicos nas diversas atividades ligadas ao universo da preservação, sejam enquanto instrumentos de avaliação e diagnóstico de necessidades e problemas de acervos ou de obras; como solução para tratamentos ou estabilização de danos; como recurso de inovação tecnológica aplicada na criação ou adaptação de materiais, produtos, procedimentos ou instrumentos;

2 – Fazer um balanço crítico relativo aos recursos usados no Brasil: o que está sendo produzido, adaptado ou criado quanto aos procedimentos de conservação e preservação, uso de materiais e de instrumentos, e como se dá a adaptação dos recursos técnico-científicos para a nossa realidade;

3 – Discutir inovação, ciência e tecnologia aplicadas à preservação: como, quando e porque essa aliança com a Ciência iniciou-se, como se desenvolveu e quais as perspectivas futuras; contrapor esse desenvolvimento científico e os processos tecnológicos tradicionais seculares e até milenares de produção de papéis, livros, colas, tintas, entre outros.

4 – Ao mesmo tempo, desmistificar os conceitos “Inovação” e “Tecnologia” enquanto algo difícil de ser implementado. A inovação e a tecnologia estão presentes diariamente nas diversas atividades ligadas à preservação. Lidamos com elas quando adaptamos, criamos ou simplificamos procedimentos de conservação-restauro; quando desenvolvemos métodos de trabalho; quando criamos ou adaptamos ferramentas e instrumentos de trabalho, entre tantas outras situações.

Pretende-se discutir criticamente essas questões, a partir dos seguintes EIXOS TEMÁTICOS:      
Ciência da Conservação
Conservação Preventiva
Conservação-Restauro de Bens Culturais
Gerenciamento de Preservação e Manutenção de Coleções
Políticas de Segurança
Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio
Preservação e Sustentabilidade
Segurança no trabalho
Formação profissional


Informações gerais:

Data: 5, 6 e 7 de dezembro de 2016

Local: Escola SENAI Theobaldo De Nigris
Rua Bresser, 2315 – Mooca
CEP: 03162-030 – São Paulo – SP
Telefone (SENAI): (11) 2797-6333
E-mail (ABER):
 atendimento@aber.org.br

Certificado: Todos receberão certificado de participação!

Inscrições:

Clique no  link para acessar o formulário de inscrições e realizar o pagamento!!

Valores: R$150 (padrão), R$105 (Associados ABER e estudantes)

 

Fonte: Associação Brasileira de Encardenação e Restauro