II Seminário Acervos Culturais em Rede: perspectivas para os museus e a Museologia começa dia 10

Durante o mês de agosto, acontece o “II Seminário Acervos Culturais em Rede: perspectivas para os museus e a Museologia”. O evento é organizado pelos cursos de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os Programas de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UFRGS), Museu Victor Meirelles e a equipe do projeto Tainacan.

Este ano o seminário será on-line, transmitido nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, e é voltado para profissionais de museus, instituições culturais e estudantes que desejam conhecer e discutir sobre os acervos culturais digitais e sua disponibilização na internet.

As transmissões serão por meio do canal do Curso de Museologia da UFSC no Youtube, às 16h. O evento contará com certificados por dia de participação, então fique atento aos dias do evento para não perder a lista de presença.

Para se inscrever, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/08, às 16h

Mesa de abertura

Aline Pessôa (UFSC/Museologia), Profª. Drª Renata Padilha (UFSC/Museologia), Rafael Muniz (Museu Victor Meirelles), Profª. Drª Luciana Martins (Tainacan), Elias Machado (UFRGS/Museologia).

Mesa 1: Preservação, acesso e difusão de acervos

Palestrantes: Prof. Drº Edgar Bisset – CIN/UFSC e Prof. Drº Dalton Martins – FCI-UnB/Tainacan.

Moderação da mesa: Profª. Drª Luciana Martins (Tainacan).

Dia 17/08, às 16h

Mesa 2: Práticas de Acervos Culturais e Repositórios Digitais em Museus e Instituições de Ensino e Pesquisa

Palestrantes: Amanda Oliveira – CGSIM/Ibram,  Rafael Chaves – UFPel/Museu das Coisas Banais e Elias Machado – UFRGS/Museologia.

Moderação da mesa: Rafael Muniz (Museu Victor Meirelles).

Dia 24/08, às 16h

Mesa 3: Pesquisa em museus e Museologia aplicada: tecnologias digitais e acervos

Palestrantes: Prof.ª Drª Rosemar Lemos – UFPel/Centro das Artes, Anna Julia Serafim – Mestranda PPGCIN/UFSC,  Priscilla Chagas – Doutoranda PPGMP/UFPel e Danielle do Carmo –Doutoranda PPGCINF-UNB/Tainacan.

Moderação da mesa: Profª. Drª Renata Padilha.

Dia 31/08, às 16h

Palestra de encerramento: Acervos digitais em rede: a experiência do Ibram

Palestrante:  Alexandre Feitosa CGSIM/Ibram.

Mesa de encerramento: Profª. Drª Renata Padilha( UFSC/Museologia), Prof. Drº Dalton Martins (FCI-UnB/Tainacan) e  Elias Machado (UFRGS/Museologia).

Moderação da mesa: Prof. Drº Dalton Martins.

Fonte: UFSC