Igualdade para Todos: mostra Devoção na Unibes Cultural revela traços da espiritualidade na Índia e no Nepal

A exposição Devoção, do fotógrafo brasileiro Rodrigo Koraicho, abriu a agenda de 2020 na Unibes Cultural, em São Paulo e ficará em cartaz até o dia 05 de abril. A mostra traz fotografias tiradas em 2013 em Katmandu (Nepal) e Varanisi (índia) e retratam a força das tradições religiosas e a convivência harmoniosa de uma população que integra monges e sadhus, em um processo diário de evolução e adaptação ao mundo contemporâneo na busca por uma transcendência espiritual.

Organizada pela curadora Marly Porto, a exposição aborda histórias, valores culturais, experimentações, personalidades, fé, entre outros assuntos que refletem as relações de espiritualidade e expressões dentro da comunidade.

 “As simbologias enraizadas em suas formas artísticas, sua história estética repleta de cores, texturas e ornamentos tão característicos, os olhares, as marcas e expressões adquiridas em suas longas jornadas de experimentações e abstinência se tornaram traços de sua fisionomia, formando um semblante de identidade cultural. A paisagem onírica envolvida por todo esse contexto está muitas vezes cercada da beleza natural e da arquitetura tradicional, o que contrasta com a carência de incentivo, nos transportando para um outro sentido de realidade”, diz Koraicho.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Belas Artes – São Paulo, com mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), Koraicho começou a estudar e trabalhar com fotografia aos 16 anos de idade.

Em 2011, fundou a empresa Habitat, trabalhando em diferentes ramos da fotografia. Depois de passar quase uma década atuando entre os trabalhos comissionados e seus projetos fotográficos, hoje seu enfoque principal é desenvolver suas narrativas pessoais no Brasil e no mundo.

SERVIÇO

Mostra Devoção

Até 05 de abril, de terça a quinta, das 14h às 21h e aos sábados e domingos, das 12h às 19h.

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo/SP

Gratuito

Ingressos: clique aqui

Fonte: Unibes Cultural