IDG – Coordenador(a) de comunicação e DI (Desenvolvimento Institucional)

O Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma Organização Social privada sem fins lucrativos que realiza a gestão de projetos de interesse público, além de desenvolver e implementar projetos culturais e ambientais.

Atualmente realizamos a gestão do Paço do Frevo no Recife, local de salvaguarda desse patrimônio da Humanidade, do Museu do Amanhã, do Fundo da Mata Atlântica, do Cais do Valongo e do futuro Memorial do Holocausto, todos no Rio de Janeiro. A grande novidade é que o IDG será o gestor do Museu das Favelas, em São Paulo. O Museu tem previsão de abertura para junho de 2022 e ficará localizado no Palácio dos Campos Elíseos, na região central da capital paulista.

Descrição da vaga: Identificar projetos e/ou ações realizadas por outras instituições públicas ou da sociedade civil que possam colaborar e interagir, criando redes com os projetos e ações realizadas pela área de Desenvolvimento Institucional do museu; prospectar e auxiliar a diretoria de captação de recursos e parceiros tanto no meio público e empresarial, fortalecendo assim a rede de contatos do Projeto;

Gerenciar os canais, os produtos e as relações de comunicação, a exemplo do relacionamento com a imprensa; gerenciar o desenvolvimento de estratégias a partir dos dados levantados nos canais de comunicação, visando ampliar, fortalecer e atuar junto aos parceiros; interagir com outras áreas do Instituto para definir prioridades para as quais serão captados os recursos;

Assegurar o monitoramento e análise das atividades de captação e negócios em relação às metas acordadas e tomar as medidas apropriadas para capitalizar o êxito e gerenciar os riscos; liderar o relacionamento e prestação de contas e contrapartidas com os parceiros e patrocinadores; analisar os riscos à imagem de marca tanto do museu quanto do IDG, assim como operacionalizar gestão de crise em casos de impactos comunicacionais;

Desenvolver materiais de comunicação para apresentação de projetos para potenciais parceiros e clientes; elaborar estratégia digital para o projeto; criar plano de conteúdo para redes, sites e e-mail do projeto; revisar conteúdos (redes, site e e-mail) do projeto; preparar briefings para produção de conteúdo online; realizar a manutenção da planilha de conteúdo online e as atualizações de redes;

Monitorar repercussão de conteúdos no facebook e acompanhar engajamento do público (comentários, compartilhamento, check-in, etc.); acompanhar clipping diário e notícias relacionadas a cultura, meio ambiente, direitos humanos e temas afins à área de atuação; apurar dados para os relatórios; criar conteúdo e disparar e-mail marketing para campanhas de projetos; acompanhar produção de vídeos para as redes sociais: concepção, briefing para o editor e designer, revisão de legenda e garantia de acessibilidade; atuar na prevenção e no contingenciamento de crises digitais.

Requisitos: Atuação prévia com projetos e/ou instituições relacionados à temas como: Sociedade, Diversidade, Direitos humanos e inclusão. Desejável forte relacionamento institucional; habilidade em negociação; conhecimento do Pacotes Office (Word, Power Point, Excel, Outlook, Publisher) e Adobe (Illustrator, In Design e Photoshop) ou programas equivalentes em open source; experiência e habilidades técnicas de comunicação e ferramentas digitais (Facebook Ads e Google Ads, SEO, Inbound marketing, Marketing de conteúdo, Analytics, Adwords e e-mail marketing). Desejável inglês fluente e conhecimento em espanhol.

Formação: Superior Completo em Comunicação, Jornalismo, Produção Cultural, Marketing ou áreas correlatas.

Benefícios: Vale-transporte; vale-alimentação; vale-refeição, assistência médica, assistência odontológica, entre outros.

Inscrições pelo site vagas.com até 15/02/2022.