ICOM: Dia Internacional dos Museus será celebrado de forma digital

O ICOM (Conselho Internacional de Museus) comunicou que, devido ao fechamento dos museus ao redor do mundo por conta da pandemia de coronavírus, o Dia Internacional dos Museus 2020 (18 de maio) será celebrado de forma digital.

Para os museus que desejam organizar atividades no local, o ICOM propõe uma data alternativa: uma celebração de três dias entre 14 de novembro, que coincide com a Noite dos Museus, e 16 de novembro, o 74º aniversário do ICOM.

No Brasil, o Dia Internacional dos Museus coincide com a celebração da Semana Nacional de Museus, que será realizada de 18 a 24 de maio. Em março, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recomendou o cancelamento de eventos presenciais planejados pelas instituições museológicas e culturais para acontecerem durante a Semana.

Impacto da pandemia de COVID-19

O ICOM disponibilizou uma pesquisa que tem como objetivo coletar informações sobre como a pandemia de COVID-19 está afetando o setor de museus ao redor do mundo. De acordo com eles, “uma visão global ajudará a instituição a dar aos governantes uma forte e clara resposta sobre como será possível auxiliar os museus durante esse período difícil.”

A pesquisa pode ser acessada aqui.

Fonte: ICOM