ICOM Brasil realiza a campanha #MuseusPelaVida

Mais de um ano após o seu início, a pandemia de Covid-19 se aprofundou no Brasil e continua tirando milhares de vidas por semana.

A produção de vacinas contra a doença, em tempo recorde, traz esperança. Mas os debates acalorados sobre a imunização acendem um alerta: há um número incontável de pessoas que declara não ter a intenção de tomar a vacina, seja por dúvida a respeito de sua eficácia, seja por negacionismo ou posicionamento ideológico. Muitas pessoas também se recusam a adotar práticas de prevenção que têm eficácia comprovada, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

Os museus brasileiros não podem ficar alheios à realidade em que estão inseridos. Com este pensamento, o ICOM Brasil lança a campanha #MuseusPelaVida, no intuito de mobilizar as instituições museais para defender ativamente a causa da prevenção e da imunização, prestando, dessa forma, um serviço relevante para suas comunidades.

A ideia é que os museus ajudem a disseminar em seus canais digitais conteúdos de estímulo à vacina e à adoção das práticas de prevenção à Covid-19.

Nesta página, o ICOM Brasil disponibiliza diversos links com materiais que podem ser usados como fontes de conteúdo e indicações sobre como participar da campanha, como por exemplo, um guia com todas as orientações.

A campanha começa no dia 10 de maio e não tem data para acabar. Um grande desafio é que as ações de divulgação tenham regularidade. As contas do ICOM Brasil nas redes sociais vão ser utilizadas para compartilhar conteúdos e exemplos para inspirar os museus participantes.

Fonte: ICOM Brasil